A superfície do álcool é mais fraca que a da água como você explicaria este fato
Soluções para a tarefa
Resposta:
Isso se deve a diferenças no tipo de interações existentes entre as moléculas de cada um desses líquidos.
Explicação:
As moléculas polares nas quais há flúor, oxigênio ou nitrogênio diretamente ligado a hidrogênio, isto é, ligações F-H, O-H ou N-H, apresentam uma interação muito intensa, denominada ligação de hidrogênio ou ponte de hidrogênio, entre suas moléculas.
Uma das consequências dessas interações é a formação de uma película na superfície do líquido que é ligeiramente mais resistente que as demais porções desse fluido. Esse fenômeno é chamado de tensão superficial.
As moléculas de água (como a representada na primeira figura anexa) são constituídas por duas ligações O-H, de modo a apresentarem expressivas pontes de hidrogênio. Assim, sua tensão superficial é bastante representativa.
Por outro lado, as moléculas do álcool etílico, também chamado de etanol, apresentam apenas uma ligação O-H (conforme exibido na segunda imagem em anexo). Além disso, a maior parte da estrutura dessas moléculas é apolar, o que gera um tipo de interação bem mais fraco: as forças de dipolo temporário-dipolo induzido.
Assim, as forças intermoleculares do álcool são bem mais suaves que as presentes na água, de modo que a superfície daquele líquido é mais resistente à penetrações que a deste líquido.