A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos - isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década. Folha de S. Paulo. 25 dsz 2011 (adaptado). A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a O a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez. O b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação. O c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento. O d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres. O e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.
Soluções para a tarefa
Olá!
A resposta correta é a Letra C – redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
O crescimento do agronegócio demanda uma infraestrutura de transporte que o país ainda não possui.
Desta forma, a morosidade na escoação de gêneros agrícolas tem duas consequências: o encarecimento desses produtos e a perda de sua qualidade por serem produtos perecíveis.
Bons estudos!
Resposta:
E a alternativa C)
Explicação:
Uma grande parte da produção agrícola brasileira concentra-se na região, ou seja, mais no interior do país. Neste sentido, essa produção precisa ser transportada para o litoral (portos) para ser escoada para o exterior. Sendo assim, observa-se a grande necessidade da intermodalidade caminhões-navios que, se não existir ou existir de forma precária, acaba acarretando no encarecimento dos gêneros agrícolas.
Espero ter ajudado!!