Sociologia, perguntado por nathi0955, 1 ano atrás

A solidariedade é uma condição vital para a realização dos fenômenos sociais. Ela se estabelece na condição mecânica e orgânica. O principal fator que as diferencia é a complexidade das relações sociais. Onde há uma maior divisão do trabalho, tende-se a ter uma solidariedade orgânica. No caso de sociedades com uma menor divisão de trabalho predomina a solidariedade mecânica. Assinale a afirmativa que melhor justifica essa afirmação:
1 Em sociedades agrárias, predomina a solidariedade orgânica. Nelas, há uma grande divisão de trabalho, o que afasta a participação dos indivíduos em um interesse social comum.

2 Em sociedades urbanas, predomina a solidariedade mecânica. A população urbana busca interesses comuns e há um forte sentimento moral entre a população de um mesmo espaço urbano.

Enquanto em sociedades agrárias predomina a solidariedade mecânica, pela baixa divisão do trabalho, nas sociedades urbanas, predomina a solidariedade orgânica. Dessa forma, a coesão moral é maior nas relações entre os trabalhadores das sociedades rurais tradicionais do que na população das cidades industriais.

Tanto na sociedade urbana como agrária predomina a solidariedade orgânica. Em ambas, há a necessidade de uma interferência direta do Estado, na vida social, para regular e manter a ordem necessária a todos os membros da sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasEvaristo
2
Em sociedades agrárias, predomina a solidariedade orgânica. Nelas, há uma grande divisão de trabalho, o que afasta a participação dos indivíduos em um interesse social comum
Perguntas interessantes