Sociologia, perguntado por dalvacarvalho18, 10 meses atrás

A sociologia observa as diferentes dinâmicas e conexões presentes na sociedade, seus objetivos, seus atores, as leituras subjetivas e o estabelecimento de elementos simbólicos que a direcionam e a ela dão sentido. No espectro de uma sociedade, estabelecem-se diferentes tipos de relações: entre sujeitos sociais, entre instituições, e entre sujeitos e instituições. Algumas relações são necessárias à manutenção do poder político instituído; outras são tratadas como menos importantes, embora se saiba que toda forma de ligação sociocultural é rica e valiosa. Partindo do ponto de vista do desejo de manutenção dos poderes políticos estabelecidos, como se pode definir uma relação social periférica?


a) Como uma forma de estruturação do relacionamento e dos laços sociais baseados em uma cultura específica fora do centro normativo das expressões socioculturais, como a cultura LGBTQIA+.


b) Como o trabalho de invenção de um novo grupo social a partir de indivíduos que se sentem à margem do padrão social normativo.


c) Como o estabelecimento de práticas de apoio social a comunidades economicamente desfavorecidas, como núcleos sociais de lazer para comunidades carentes nas áreas periféricas da cidade.


d) Como o estabelecimento de políticas públicas que ofereçam os mesmos serviços de assistência social que cidadãos dos centros urbanos recebem a todas as organizações e comunidades numa sociedade, como a instalação de núcleos de assistência médica e hospitalar na zona rural.


e) Como o processo de organização social de todos os tipos de comunidades, como a criação de regras para que, em uma cidade, associações de moradores de bairros periféricos possam se organizar de forma homogênea.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunascpintobs
18

Alternativa A

Relações sociais periféricas dizem respeito a práticas sociais de grupos que estão fora do modelo ou do padrão normativo. Isso não significa que elas sejam menos importantes ou erradas, mas apenas que não estão no centro da valoração sociocultural, tendendo a ser deixadas de lado pelas leituras do poder político e, por isso, consideradas periféricas. Elas se estabelecem naturalmente, sem influência do poder público ou de associações, e não estão necessariamente ligadas às periferias geográficas de uma cidade.

Respondido por cleolopes19
2

Resposta:

a) Como uma forma de estruturação do relacionamento e dos laços sociais baseados em uma cultura específica fora do centro normativo das expressões socioculturais, como a cultura LGBTQIA+.

Explicação:

Perguntas interessantes