A Sociologia de Florestan Fernandes pode ser dividida em 3 grandes temas: a) a questão racial e o papel do negro na sociedade de classes, b) o subdesenvolvimento da sociedade brasileira, c) a revolução burguesa no Brasil e a manutenção das estruturas de exclusão pré-capitalistas.
A partir dessa divisão, exponha as explicações de Florestan para cada tema, comparando-o (semelhanças e diferenças), em cada um deles, respectivamente, com:
a) Gilberto Freyre
b) Caio Prado Junior
c) Sérgio Buarque de Holanda
Soluções para a tarefa
Gilberto Freyre foi um sociólogo que buscou estudar questões importantes para a sociedade Brasileira como através de reflexões acerca das relações raciais no País.
Freyre desenvolveu uma das grandes obras para o campo da sociologia nacional o livro "Casa-Grande & Senzala" buscando resgatar a auto-estima do povo brasileiro, ao analisar a diversidade da formação social como motivo de orgulho e força, estando do lado de grandes escritores como Florestan Fernandes e Sérgio Buarque de Holanda por exemplo.
Para Caio Prado Jr. o período colonial teve uma grande importância na tomada de novos rumos da nossa história.
Para ser mais exato, Caio afirma que a continuidade estrutural da organização colonial, esteve presente na formação da nossa língua, miscigenação, além de diferentes processos como o povoamento, vinda de outras culturas para nosso país, evoluindo de um país primitivo exclusivamente dos índios para uma sociedade moderna, fato que se iniciou lá nas grandes descobertas marítimas e vinda de Portugal.
Em Raízes do Brasil Sérgio Buarque de Holanda, dialoga sobre as relações sociais, bem como suas diferenças que partem de uma mentalidade tradicional da sociedade de privilégios.