“A sociedade dos fiéis forma um só corpo; mas o Estado compreende três. A lei humana impõe duas condições: o nobre e o servo não estão submetidos ao mesmo regime. Os guerreiros são protetores das igrejas. Eles defendem os poderosos e os fracos, protegem todo mundo, inclusive a si próprios. Os servos, por sua vez, têm outra condição. Esta raça de infelizes não tem nada sem sofrimento. Fornecer a todos alimentos e vestimenta: eis a função do servo. A casa de Deus, que parece una, é, portanto, tripla: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Todos os três formam um conjunto e não se separam: a obra de uns permite o trabalho dos outros dois e cada qual por sua vez presta seu apoio aos outros.” O trecho acima foi escrito pelo bispo Adalbéron de Laon em 1030 com o objetivo de explicar a organização social que existiu no período medieval dividida em estamentos. Sobre a sociedade estamental é CORRETO afirmar que: A) A igreja católica defendia e justificava a divisão social da sociedade estamental. B) A sociedade estamental caracterizava-se pela possibilidade de ascensão social. C) Nesta sociedade o estamento mais privilegiado era o dos servos. D) Nesta organização os servos eram sustentados pelos estamentos clerical e senhorial.
Soluções para a tarefa
Sobre a sociedade de estamos, a resposta certa é a:
A) A igreja católica defendia e justificava a divisão social da sociedade estamental.
Isso porque a igreja católica defendia a sociedade estamental tendo em vista que ela era a base de poder durante a idade média já que o poder do clero e o dos nobres era um dos dos mais fortes.
Veja que no estamentos há pouca possibilidade de mobilidade social há que era muito difícil as pessoas mudarem a sua realidade econômica já que o homem estava muito preso a somente a sua sobrevivência.
espero ter ajudado!
A respeito da sociedade de estamentos pode-se afirmar que a igreja católica defendia e justificava a divisão social da sociedade estamental. ( alternativa a)
A sociedade de estamento é dividida em três esferas: clero, nobreza e servos. O clero e a nobreza eram estados bastantes privilegiados, por isso a igreja católica defendia e justificava a divisão social .
Os servos formavam o terceiro estado, único estamento obrigado a pagar impostos. O papado ou clero constituía o primeiro estado e o rei, do Antigo Regime, o segundo estado.
Sempre houveram críticas ao sistema econômico no Antigo Regime, uma vez que o clero e a nobreza eram "sustentados" e enriquecidos devido aos altos impostos pagos pelos servos.
O Clero era isento de todo tipo de imposto, além dos prestígios sociais. A nobreza também era isentos dos impostos e tinha a sociedade medieval em sua mão, devido ao governo absolutista vigente.
Para mais informações, acesse:
Antigo Regime: https://brainly.com.br/tarefa/29198048