A sociedade capitalista passou por mudanças culturais significativas desde a década de 1920. As exigências dos consumidores da década de 1920 são diferentes das exigências de consumo do consumidor de hoje, por exemplo, os jovens da década de 1920 não apresentavam necessidades de se diferenciar no seu jeito de vestir. No entanto, atualmente, vemos diversas "tribos", que se vestem de maneira específica de acordo com o que buscam manifestar culturalmente. Essas diferentes formas de se portar refletem nas diferentes eras do Marketing, denominada por era da produção, era das vendas, era do marketing e era do relacionamento. Disserte sobre a evolução do marketing, descrevendo uma característica de cada era (produção, vendas, marketing e relacionamento).
Soluções para a tarefa
Resposta:
O marketing surgiu junto com a Revolução Industrial lá pelo século XVIII, e a grande maioria dos autores de livros acerca desse tema, descrevem o desenvolvimento histórico do processo dividido em Eras.
A primeira Era do Marketing aconteceu até meados de 1925, sendo conhecida como a Era da Produção. Baseada no princípio de que produtos realmente bons se venderiam naturalmente, a preocupação era investir tempo e esforços somente em técnicas, qualidade e preços acessíveis, pois através disso, acreditava-se que os próprios consumidores iriam até as fábricas adquirir as mercadorias.
Contudo, em razão de uma produção desenfreada, as empresas acabaram obtendo acúmulo de estoque, uma vez que a oferta se tornava superior a demanda. Foi nesse momento que eles perceberam que os produtos de fato não eram capazes de se venderem sozinhos e então surgiu a Era de Vendas.
Com 25 anos de duração – entre 1925 e 1950 – a Era de Vendas tinha como objetivo principal liquidar toda aquela produção armazenada nos estoques. Para obter compradores, os fabricantes então passaram a focar mais nas vendas, e foi nesse momento onde o marketing e a publicidade tiveram sua primeira fusão: ela passou a estar presente em todas as ações, no intuito de ajudar a concretizar a venda daqueles produtos. A questão é que nessa época já existiam os concorrentes, e conforme a publicidade se tornou um diferencial entre fabricantes, eis que surgiu a Era do Marketing.
Depois de tantas ações fracassadas anteriormente, as empresas começaram a considerar a importância das informações sobre o mercado, como ponto principal na hora de definir o planejamento da linha de produção. Essa Era teve início nos anos 50, durando até o começo dos anos 90, sua ideia era produzir algo que o público de fato desejasse, e não apenas qualquer tipo de produto. Nesse estágio, o foco já não era mais simplesmente captar novos clientes, mas sim, fidelizar os existentes. Compreendeu-se que mais importante do que conquistar um novo, era saber manter os atuais, estimulando-os para que eles sempre voltassem a realizar outras compras. Partindo dessa premissa surgiu o atual Marketing de Relacionamento.
A Era que reconhece que o maior chefe de uma empresa é o cliente, e que é ele quem faz a demissão mais importante: a do seu negócio. A Era do marketing de relacionamento vem ganhando cada vez mais força, especialmente pela inclusão da grande maioria das empresas na internet – ferramenta essa que facilitou muito a maneira como cliente e instituições se comunicam. Hoje o fator de maior relevância que uma empresa deve levar em conta, não se trata só de números e conversões, mas como ela lida com seus próprios clientes, como compreende a necessidade de cada um deles e como atende às suas dúvidas. Afinal, são eles os grandes responsáveis pelo sucesso da mesma, e levando em conta o quanto a concorrência se mostra cada vez mais acirrada, somente um bom marketing de relacionamento é capaz de fidelizar e manter os clientes interessados.
Explicação: