A situação político-social que gerou a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, marcou o início do processo revolucionário na França. A Bastilha foi o alvo inicial da Revolução Francesa, pois a prisão política era o símbolo da monarquia. No entanto, os ideais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” ultrapassaram as fronteiras da França e instauraram novas formas de organizar a sociedade e a política. A respeito desses impactos, podemos afirmar que:
a) Os iluministas visavam acabar com os monopólios, estabelecendo novas relações comerciais e ampliando as possibilidades de desenvolvimento.
b) As bases da sociedade capitalista foram estabelecidas durante a Revolução e os ideais iluministas foram centrais no início do processo de colonização.
c) A Revolução Francesa foi marcada pela violência e pela radicalização política, extinguindo todas as monarquias existentes na Europa.
d) O lema da revolução foi um marco, gerando uma divisão histórica que influenciou vários intelectuais, bem como os processos de colonização.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Em fevereiro de 1787, o ministro das finanças, Loménie de Brienne, submeteu a uma Assembleia de Notáveis, escolhidos de entre a nobreza, clero, burguesia e burocracia, um projeto que incluía o lançamento de um novo imposto sobre a propriedade da nobreza e do clero. Esta Assembleia não aprovou o novo imposto, pedindo que o rei Luís XVI convocasse os Estados-Gerais. Em 8 de agosto, o rei concordou, convocando os Estados Gerais para maio de 1789. Fazendo parte dos trabalhos preparatórios da reunião dos Estados Gerais, começaram a ser escritos os tradicionais cahiers de doléances, onde se registraram as queixas das três ordens
Explicação:
Boa sorte LETRA C
Perguntas interessantes