A Síria e o Líbano possuem a característica de:
Soluções para a tarefa
Síria e Líbano são países que fazem fronteira e que possuem características em comum, tais como: ambos estão localizados no Oriente Médio, são banhados pelo Mar Mediterrâneo, têm a sua história marcada por violentas e longas guerras civis e economias em declínio por conta desses conflitos.
Síria e Líbano ― Países que amargam as consequências de longas guerras civis
Com 6,8 milhões de habitantes, o Líbano tem como capital a cidade de Beirute. Localizado no Oriente Médio, o país é banhado pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com Israel e Síria.
Tendo o comércio (com exportações de ouro, diamantes, joias e cobre) e os serviços (turismo, bancos e logística) como principais setores, a economia do país foi muito prejudicada pela Guerra Civil Libanesa, de 13 de abril de 1975 até 13 de outubro de 1990. Desde essa época, seus índices econômicos vêm se mantendo em níveis mais baixos.
A Guerra Civil Síria, que começou em 15 de março de 2011 e continua até hoje, afetou as exportações do Líbano, contribuindo também para mais retração econômica. Para complicar, em 4 de agosto de 2020, uma grave explosão destruiu grande parte da sua estrutura portuária, agravando o cenário de crise econômica no país.
Falando em Síria, ela também fica localizada no Oriente Médio e é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Com aproximadamente 17 milhões de habitantes, sua capital é Damasco. A Síria faz fronteira com Turquia, Jordânia, Iraque, Líbano e Israel.
A economia da Síria tem os serviços como o seu principal setor. A indústria (de joias, petrolífera, moveleira etc.) corresponde a 13,1% da economia.
Com a Guerra Civil Síria, ainda em andamento, a economia do país entrou rapidamente em declínio, gerando como consequência inflação elevada, empobrecimento da população, queda no consumo de bens e aumento nos níveis de vulnerabilidade social. A estimativa é a de que a economia do país tenha “encolhido” algo em torno de 70% na última década.
Outra consequência triste da Guerra Civil Síria é o número crescente de refugiados sírios em outros países; pessoas que se viram obrigadas a deixar seus familiares, casas, empregos e país para fugir do conflito. Calcula-se que, hoje, esses refugiados sírios sejam mais de seis milhões espalhados pelo mundo.
Aprenda mais sobre a forma de governo do Líbano em: https://brainly.com.br/tarefa/2555782
#SPJ2