Química, perguntado por melissamirandal7090, 11 meses atrás

A sintetização da amônia a partir do nitrogênio e do hidrogênio presentes na atmosfera, descoberta pelo cientista Fritz Haber, foi de suma importância para o mundo. Graças a ela se pôde aumentar a produtividade da agricultura, produzir desinfetantes, tinturas de cabelo, materiais plásticos e até explosivos, produtos que fazem da amônia um dos compostos mais produzidos no mundo. O rendimento dessa reação depende das variáveis do processo e varia entre 40 a 60%. A equação química desse processo é representada por: Fonte: Globo Ciência. Amônia é uma das substâncias mais produzidas em todo o mundo. Disponível em:
amonia-e-uma-das-substancias-mais-produzidas-em-todo-o-mundo.html>. Acesso em: 08 mai 2019. Fazendo-se reagir 6 mols de N 2 com 12 mols de H 2 em condições de pressão e temperatura constantes, pode-se afirmar

Soluções para a tarefa

Respondido por LauraOFRocha
12

Vejo que a pergunta talvez esteja incompleta, mas posso responder ainda assim.

N₂+3 H₂→ 2 NH₃

ou seja, é necessário que o hidrogenio tenha o triplo de mol do N₂

se são 6 mol de N₂ para reagir sem excedente nem limitante, é preciso 18 mol de H₂ e não apenas 12mol, nesse caso o H₂ é o limitante e o N₂ está em excesso.  Isso que posso afirmar com os dados que o problema forneceu.

Respondido por reginaldo847
1

Resposta: N2 encontra-se em excesso

Explicação:

Analisando a estequiometria da reação , temos que a proporção entre o nitrogênio e o oxigênio é 1:3. Assim, ao para reagir 6 mols de N 2 são necessários 18 mols de H 2. Como a quantidade de H 2 ­­colocada é inferior à necessária, pode-se inferir que este reagente é o limitante e o N2 encontra-se em excesso.

Perguntas interessantes