A sintaxe de regência é a relação sintática de dependência que se estabelece entre o verbo – termo regente – e o seu complemento – termo regido – com a presença ou não de preposição. Assim, os verbos variam de sentido conforme a sua regência. Por exemplo, podemos dizer aspirar o ar do campo; aspirar ao primeiro lugar. Neste caso, os verbos apresentam um significado diferente. Porém, há aqueles que conservam o mesmo sentido, independentemente da regência: pensar num projeto/pensar sobre um projeto. VAZ, Lucia. A preposição: as regências verbais, Disponível em: acesso em 18 de fev.2019 Assinale a alternativa que apresenta corretamente o emprego correto da regência verbal e da preposição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
OS JOVENS DIVERTIAM-SE ENQUANTO ASSISTIAM AO FILME NA TELEVISÃO.
Explicação:
DNM
A alternativa correta é: Os jovens divertiam-se enquanto assistiam ao filme na televisão.
Vamos aos dados/resoluções:
A Regência acaba sendo a relação sintática que acaba se estabelecendo entre um termo que é considerado regente ou subordinante (que está "pedindo" do outro) e o termo regido ou subordinado (se tratando do termo regido pelo primeiro).
A regência pode oscilar em: verbal ou nominal e você poderá perceber a diferença porque:
- Quando falar em um termo regente, ele será um verbo, logo a regência é verbal;
- Quando se tratar de um nome, a regência será nominal.
Portanto, a Regência Verbal estuda o relacionamento que existe entre o verbo (que é o termo regente) e o seus complementos (sendo os termos regidos).
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/2724890
espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)