A Síndrome Metabólica (SM), alvo de muitos estudos nos últimos anos, pode ser caracterizada porum grupo de fatores de risco (FR) inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuempara o desenvolvimento de doença cardiovascular e(ou) diabetes do tipo 2. São considerados como FR:dislipidemia aterogênica (hipertrigliceridemia, níveis elevados de apolipoproteína B e de LDL-C e níveisbaixos de HDL-C), hipertensão arterial, hiperglicemia e estado pró-inflamatório e pró-trombótico.Os critérios clínicos e laboratoriais para o diagnóstico da SM são: 1. Glicemia de jejum: ≥ 100 mg/dL; 2.HDL-C: Homens: < 40 mg/dL; Mulheres: < 50 mg/dL; 3. Triglicerídios: ≥ 150 mg/dL ou em tratamento parahipertrigliceridemia; 4. Circunferência da cintura ≥ 102 cm para homens ou ≥ 88 cm para mulheres e 5.Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS): ≥ 130 x 85 mmHg ou em tratamento medicamentoso para HAS.O número de alterações maior ou igual a três pode configurar o diagnóstico da SM.Considerando os aspectos explicitados referentes à SM, analise as afirmações a seguir.I. Alimentos como gema de ovo, vísceras, queijo tipo cheddar e camarões têm influência insignificantesobre os FR que aumentam a incidência da SM e, por conterem aminoácidos essenciais, importantespara a manutenção da massa magra nos pacientes com SM, podem ser consumidos à vontade.II. Os altos níveis da proteína C reativa (envolvida em eventos cardiovasculares), do fator inibidorda ativação do plasminogênio (PAI-1) e do fibrinogênio caracterizam estado pró-inflamatório epró-trombótico e estão associados à incidência da SM.III. O excesso de peso corporal influi no desenvolvimento da SM, pois a obesidade contribui parahipertensão arterial, níveis elevados de colesterol total, baixos níveis de HDL-C e hiperglicemia.IV. A resistência à insulina tem papel fundamental na gênese da SM, uma vez que a ausência destehormônio contribui para a incidência de diabetes insipidus.V. A ingestão elevada de carboidratos (acima de 60% do total de energia) pode contribuir parahipertrigliceridemia, que é um dos FR da SM.É correto apenas o que se afirma emA I, III e IV.B I, II e V.C I, II e IV.D II, III e V.E III, IV e V
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Uma dieta equilibrada é necessária para o bom funcionamento do organismo, especialmente quando acometido de algum tipo de enfermidade.
Para tanto, a atividade do nutricionista deve ser voltada aos exames clínicos e de avaliação das necessidades do paciente, a depender do quadro e da enfermidade apresentada na ocasião da necessidade, podendo ser tratamento preventivo ou posterior.
A alternativa correta é a D – as assertivas II, III e V estão corretas.
Respondido por
7
Resposta:
Letra D) II, III e V
Explicação:
Esses alimentos são ricos em colesterol, devem ser evitados e a ausência de insulina não causa diabetes.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás