A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é caracterizada como um distúrbio respiratório do sono resultando em episódios recorrentes de obstrução total e/ou parcial (> 10 seg) da via aérea superior durante o sono, com períodos de apneia e despertares frequentes com consequente sonolência diurna.
PEDROSA, R. P. et al. Síndrome da apnéia obstrutiva do sono e doença cardiovascular. Rev Med (São Paulo). abr.-jun.;87(2):121-7. 2008.
Tomando como referência a SAOS, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) Doença multifatorial que afeta diversos órgãos e sistemas, em especial o aparelho neurológico.
( ) O diagnóstico da SAOS deve ser feito por um exame de sangue.
( ) Indivíduos com SAOS apresentavam características clínicas semelhantes aos pacientes com síndrome metabólica.
( ) O conhecimento do nutricionista sobre os processos metabólicos da obesidade e sua relação com a SM facilita a conduta dietoterápica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. F – V – V – F.
b. V – F – V – F.
c. V – V – F – F.
d. F – F – V – V.
e. V – F – V – V.
A Proteína C reativa (PCR) é produzida principalmente nos hepatócitos, mas também pode ser produzida pelo tecido vascular, renal, adiposo e neuronal, além dos macrófagos e alvéolos pulmonares, que também a produzem. A PCR está relacionada diretamente ao processo aterogênico, pois induz disfunção endotelial.
Uma das principais funções da PCR (Proteína C reativa) é
Escolha uma:
a. promover a redução de HDL, aumentando os triglicérides e como consequência temos o desenvolvimento da aterosclerose.
b. acumular gordura abdominal induzindo os linfócitos e monócitos a secretarem diversas citocinas inflamatórias.
c. provocar aumento de peso, resistência a insulina e aumento na expressão de TNF-alfa e IL-6.
d. ativar o complemento e recrutamento de células fagocíticas para eliminar patógenos e também de células apoptóticas ou necróticas.
e. diminuir a atividade da expressão da enzima oxido nítrico sintase endotelial (eNOS) diminuindo assim a atividade de oxido nítrico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- FFVV
2- ativar o complemento e recrutamento de células fagocíticas para eliminar patógenos e também de células apoptóticas ou necróticas.
Explicação:
1 - Doença multifatorial que afeta diversos órgãos e sistemas, em especial o aparelho cardiovascular e não neurológico
O diagnóstico da SAOS deve ser feito por um exame de polissonografia e não de sangue.
2 - corrigida pelo ava
Primeira pergunta:
resposta correta é FFVV
(F) Doença multifatorial que afeta diversos órgãos e sistemas, em especial o aparelho neurológico.
É uma doença multifatorial que afeta diversos órgãos e sistemas mas em especial o aparelho cardiovascular
(F) O diagnóstico da SAOS deve ser feito por um exame de sangue
"O diagnóstico da SAOS deve ser feito por um exame de polissonografia. Este exame é caracterizado pela observação de episódios de apneia e/ ou hipopneia, estes episódios, no entanto, devem ocorrer entre cinco ou mais vezes a cada hora de sono, por meio deste exame é possível saber informações sobre a gravidade da doença, e no caso de tratamento saber sobre a evolução desta" (SILVA, 2009)
(V) Indivíduos com SAOS apresentavam características clínicas semelhantes aos pacientes com síndrome metabólica.
"Como obesidade abdominal, maior prevalência no sexo masculino, resistência à insulína, dislipidemia, diabetes mellitus e hipertensão arterial. Estas observações levaram alguns autores a relacionar esta singularidade entre a apneia obstrutiva do sono e a síndrome metabólica"
(V) O conhecimento do nutricionista sobre os processos metabólicos da obesidade e sua relação com a SM facilita a conduta dietoterápica.
"Ao entender o diagnóstico de um paciente com SM, o nutricionista compreende melhor o processo solicitando, inclusive, que procure um médico em casos em que o paciente não tenha sido encaminhado por um. Assim sendo, o nutricionista consegue relacionar com maior facilidade os diferentes tipos de alimentos a serem ofertados em uma dieta com os objetivos bem delineados."
Segunda Pergunta:
Resposta correta é a D ativar o complemento e recrutamento de células fagocíticas para eliminar patógenos e também de células apoptóticas ou necróticas.
pois "A PCR está relacionada diretamente ao processo aterogênico, pois induz disfunção endotelial. Uma das principais funções da PCR é a ativação do sistema complemento e recrutamento de células fagocíticas para eliminação de patógenos, como também de células apoptóticas ou necróticas (RAPOSEIRAS, 2013)"