“A sigla BSC é traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho. O BSC — Balanced Scorecard é um conjunto de objetivos que proporciona a todos os colaboradores uma visão rápida e abrangente da estratégia da empresa.”
Alguns dos benefícios do Balanced Scorecard (BSC) são:
“Permite uma melhor visualização do futuro;
Permite a melhoria de resultados;
Coloca em prática planos de ação;
Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;
Monitoramento, medição e direcionamento de ações;
Favorece a comunicação e o feedback entre a equipe”.
Kaplan e Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), determinaram quatro áreas essenciais de atenção, que são chamadas de perspectivas:
Fonte: ANDRADE, Luiza. BSC Balanced Scorecard: aprenda as melhores práticas para implantar na sua empresa! Siteware, 19 jan. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2020.
Acerca do BSC, assinale a alternativa correta:
A
A perspectiva financeira se refere a como os clientes veem o desempenho da organização.
B
Na perspectiva da aprendizagem e do crescimento, mensura--se a maneira pela qual os sócios avaliam a lucratividade e o retorno financeiro do negócio.
C
Uma vez estabelecido o BSC, ele deve permanecer do mesmo modo, sendo indiferente a variações de estratégia e impassível de mudança de indicadores.
D
O BSC é, em primeiro lugar, uma ferramenta para elaborar a estratégia empresarial.
E
Objetivo do BSC é comunicar a estratégia para toda a organização e, também, avaliar a estratégia com base nas quatro perspectivas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA CORRETA LETRA E - É objetivo do BSC comunicar a estratégia para toda a organização e, também, avaliar a estratégia com base nas quatro perspectivas.
Explicação:
“O balanced scorecard não é uma ferramenta para elaborar a estratégia empresarial. Seu objetivo principal é a comunicação da estratégia para toda a organização, de forma clara, e também a avaliação da estratégia com base nas quatro perspectivas (a financeira, a dos clientes, a dos processos internos e as do aprendizado e do crescimento).
Nesse sentido, sugerem Kaplan e Norton (1997) que, depois de estabelecido o balanced scorecard, devemos revisá-lo com certa frequência para realmente verificar se o desempenho está sendo mostrado, se a estratégia mudou e se os indicadores escolhidos inicialmente devem ou não ser mudados.”
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 216.