A sífilis é uma enfermidade sistêmica exclusiva do ser humano. A apresentação dos sinais e sintomas da doença é muito variável e complexa. O seu diagnóstico pode ser realizado por pesquisa direta da bactéria ou por meio dos testes sorológicos treponêmicos e não treponêmicos. Cada um deles tem sua importância nas diferentes fases de evolução da sífilis. Assinale a alternativa correta em relação ao desempenho do teste nas fases da sífilis:.
Soluções para a tarefa
Resposta:
na pesquisa direta da bacteria fazendo o exame de sangue
Explicação:
Com relação a sífilis e ao desempenho do teste nas diferentes fases dessa doença, concluímos que a alternativa correta é a que diz:
"Na sífilis primária, pode ser realizada pesquisa direta de T. pallidum em amostras de lesões, aspirado de linfonodo e/ou material de biopsia. As bactérias podem ser observadas por microscopia de campo escuro, por coloração de Fontana Tribondeau ou por imunofluorescência direta. Os testes sorológicos podem apresentar-se não reagente no início da doença"
Sífilis - Testes
Para a determinação de sífilis primária ou secundária, pode ser feita a análise da presença da bactéria Treponema pallidum através do material extraído da lesão genital ou oral.
Pelo fato desses testes sorológicos muitas vezes darem positivo tardiamente, a pesquisa direta deve acontecer na fase primária, sendo esse o único meio de diagnosticar a doença.
Por fim, outras análises também podem ser eficazes, como é o caso do esfregaço via Gram, que mostrará se há uma infecção por hemófilos, ou por outros microrganismos.
Para aprender mais sobre sífilis, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/28589677
#SPJ2