A separação dos componentes de uma mistura é muito importante para vários
aspectos da nossa vida, entre eles: tornar a água própria para consumo. Além
dos métodos de separação existentes entre as misturas heterogêneas, cite e
explique quais são os métodos de separação que podemos encontrar para
separar misturas homogêneas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os processos homogêneos são considerados físicos. Ou seja, é uma mistura caracterizada como monofásica, visto que só possui uma fase. Água e sal, por exemplo, são ótimos exemplos de uma mistura homogênea.
Explicação:
Por tal, os principais tipos de misturas homogêneas são:
Destilação Simples: Quando possui um sólido e líquido, água e sal, por exemplo. A separação de mistura é feita pelos diferentes pontos de ebulições. Exemplo:
A água possui ponto de ebulição de 100 C (líquido para o gasoso) menor do que o sal, portanto, se aquecermos a substância, a água irá se tornar vapor, passará por um condensador e voltará a ser líquida, em outro recipiente. Isso funciona por que a temperatura eficaz para tornar o sal vapor é 1.465 C, ou seja, muito maior do que a água.
Destilação Fracionada: Uma das mais comuns também, já que utiliza o mesmo método de separação da Simples: Pontos de ebulição.
Um exemplo didático é água e álcool, já que ambos são polares, são líquidos miscíveis. Portanto, é o mesmo processo, o que muda é a diferença que ao invés de sólidos e líquidos, a separação ocorre entre líquidos. Aquecemos a água até o seu ponto de ebulição e separamos pelo condensador que condensará a água a líquida novamente.