A sentença a seguir refere-se a um dos princípios lógico-ontológicos propostos por Aristóteles: A mesma característica não pode, ao mesmo tempo, pertencer e não pertencer ao mesmo objeto. Assinale corretamente o princípio explicado pela sentença. (A) Princípio do terceiro excluído. (B) Princípio de identidade. (C) Princípio da não contradição. (D) Princípio ontológico. (E) Princípio lógico-filosófico.
Soluções para a tarefa
Aristóteles esboçou três princípios lógicos, o princípio da identidade, o princípio da não contradição e o princípio do meio excluído.
A fonte tradicional do princípio da não contradição é a Metafísica de Aristóteles, onde ele dá três versões diferentes deste princípio:
Não Contradição Ontológica: "É impossível que a mesma característica pertença e não pertença à mesma coisa ao mesmo tempo e no mesmo respeito". (1005b19-20)
Não Contradição Psicológica: "Ninguém pode acreditar que a mesma coisa pode (e ao mesmo tempo) ser e não ser". (1005b23-24)
Não Contradição Lógica: "O mais certo de todos os princípios básicos é que proposições contraditórias não são verdadeiras simultaneamente". (1011b13-14)
Portanto a resposta correta é a alternativa C, pois a sentença exemplifica a versão ontológica do princípio da não contradição..