A Semana de Arte Moderna, ou Semana de 1922, marcou a entrada do Modernismo artístico e literário no Brasil. Em 22/02/1922, A Gazeta publicou a seguinte notícia:
“Ao público chocado diante da nova música tocada na Semana, como diante dos quadros expostos e dos poemas sem rima [...]: sons sucessivos, sem nexo, estão fora da arte musical: são ruídos, são estrondos; palavras sem nexos estão fora do discurso: são disparates como tantos e tão cabeludos que nesta semana conseguiram desopilar os nervos do público paulista [...]”.
(A Gazeta em 22-02-1922: In Emília Amaral e outros. Cit. Pág. 67.)
O teor de tal repercussão demonstra
A)uma “demolição” das convenções estéticas tradicionais.
B)uma retomada da estética parnasiana, considerada superficial.
C)a modernidade urbana introduzida pelo crescimento industrial.
D)a relevância de aspectos nacionalistas vistos na quebra de antigos paradigmas.
E)um resgate da estética simbolista.
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Letra a.
Durante a realização da semana de arte moderna, 1922 em SÃo Paulo a grande rejeição do público a tal nova forma de fazer artístico está intimamente relacionada com a ruptura com os padrões estéticos europeus.
Diante dessa nova configuração, os artistas nacionais buscavam uma representação de arte que tivesse características essencialmente brasileiras, que representassem de forma genuína aspectos nacionais, não mais inspirados em formas de arte europeias.
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Resposta:A)uma “demolição” das convenções estéticas tradicionais.
Explicação:
uma “demolição” das convenções estéticas tradicionais.
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