A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco cultural e a expressão da busca de
um novo Brasil que conseguisse superar suas características arcaicas, refletindo mudanças em todas as áreas
de nosso país. Em 1928, Oswald de Andrade publicou o Manifesto Antropofágico, que procurou “traduzir”
o espírito da cultura nacional. A respeito do contexto histórico e cultural da época, é correto afirmar
que: 10 pts
a) Como proposta de mudança para a Arte do século XX, ao se aceitarem as influências estrangeiras, sem se
menosprezar a identidade nacional, e sim reforçando-a, retoma-se a proposta da antropofagia como
“ferramenta” na elaboração da verdadeira cultura nacional.
b) Todas as novas correntes artísticas advindas da Europa, no início do século XX, são fundamentais para a
elaboração de uma cultura verdadeiramente nacional, pois estavam engajadas na preocupação de favorecer
as classes trabalhadoras dentro da nova sociedade moderna mundial.
c) O Modernismo brasileiro surgiu com a intenção de promover uma atualização da arte brasileira, capaz de
ajudar na consolidação da identidade nacional de tal forma que tiveram de se desligar da influência cultural
externa para a dedicação única da arte, considerada nacional e genuína.
d) Reflete um novo posicionamento em relação à Arte no Brasil, reproduzindo as ideias que, no plano
político, eram defendidas pelo movimento Verde-Amarelismo de Plínio Salgado que defendia a presença de
estrangeirismos em nossa cultura.
e) Mostra o rompimento de vários artistas nacionais, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, com as
influências externas, principalmente com o movimento futurista italiano, profundamente aliado aos ideais
fascistas e autoritários.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
O conceito de “antropofagia” criado por Oswald de Andrade se contrapõe à mera xenofobia naciona lista defendida por alguns intelectuais. Para Oswald seria importante “devorar” e assimilar os elementos vanguardistas estrangeiros que pudessem contribuir para a afirmação de uma verdadeira cultura nacional.
A alternativa que contém a resposta correta para esta questão é a alternativa A.
O Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade era um contraponto a xenofobia nacionalista por parte de alguns intelectuais da época. Eles queriam que apenas a cultura nacional fosse exaltada.
Era um pedido de mudança para que as artes aceitassem influência estrangeira e argumentava que essa mudança não faria com que a identidade da cultura nacional se perdesse, pelo contrário, faria com que ela se auto afirmasse.
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