A seguridade social é um complexo sistema de proteção social ao trabalhador brasileiro, do qual fazem parte a política de saúde, a assistência social e a previdência. É um sistema que tem por objetivo dimuinuir os níveis de desigualdade social e viabilizar o acesso à política pública. Contudo, seu funcionamento concreto traz muitas dificuldades para os trabalhadores, diante da influência do sistema capitalista na execução da política de seguridade social. Imagine que você é assistente social de um centro de saúde e faz o atendimento aos usuários do serviço.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O assistente social, primeiramente, deve fazer o acolhimento e estudo social desses usuários. Em seguida, esclarecer que somente aqueles que contribuem com o INSS têm acesso a benefícios como aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.
Orientar que existe um benefício para aqueles que não têm vínculo empregatício e que não são contribuintes da previdência. Nesses casos, devem contatar o Serviço Social de referência do bairro onde residem e realizar o cadastro para serem avaliados pela política de assistência social, que irá verificar se estão dentro dos critérios de algum benefício, como, por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Esclarecer que o BPC é um benefício da política de assistência social destinado a pessoas idosas acima de 65 anos ou àquelas que têm alguma deficiência incapacitante para o trabalho a médio e longo prazos. Sendo o benefício gerenciado pelo INSS, ao agendar a perícia, é necessário solicitar relatório ou laudo médico que comprove a doença e a incapacidade para o trabalho para ser apresentado no dia do atendimento.
Explicação: