A segunda metade do século XX foi marcada pela implantação de uma série de medidas que tinham por intuito aumentar a produtividade agrícola, sobretudo nos países subdesenvolvidos. No entanto, essas medidas conhecidas como Revolução Verde não foram tão positivas quanto se pensava inicialmente, por que: (1,0)
a) Com a queda no preço dos insumos agrícolas e aumento dos subsídios estatais aos gêneros agrícolas, os governos deixaram de investir na agricultura familiar resultando no aumento das migrações campo-cidade.
b) A introdução de espécies vegetais transgênicos nas áreas agricultáveis aliada ao uso de adubação orgânica não possibilitou o aumento da produtividade.
c) O aumento da produtividade foi acompanhado do aumento da dependência tecnológica dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos.
d) O uso de sementes convencionais ainda se sobrepõe ao uso de sementes transgênicas estagnando a produção agrícola em países subdesenvolvidos e impedindo-os de concorrerem com a produção agrícola dos países desenvolvidos no comércio internacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: a
Explicação: A Revolução Verde ocasionou profunda reestruturação produtiva no campo, o que se observou com maior intensidade nos países em desenvolvimento. Algumas de suas consequências foram:
Êxodo rural devido ao aumento dos custos de produção, que oneraram principalmente os pequenos produtores, os quais acabaram por arrendar ou vender as suas terras para grandes produtores ou grandes empresas do agronegócio. A concentração de terras foi uma das consequências diretas;
Perguntas interessantes