A segunda metade do século XIX é marcada pelo desenvolvimento intensivo do Imperialismo. Cerca de um quarto do globo terrestre foi distribuído ou redistribuído como colônia entre meia dúzia de Estados. A respeito da origem e desenvolvimento do Imperialismo, leia as afirmações que seguem.
I – A ideia de progresso do positivismo impedia a percepção da diferença fundamental entre as culturas, levando a injustiças, violência e exploração. Assim, o positivismo se adequou aos objetivos do imperialismo, isto é, justificou o Imperialismo como uma forma de levar o “progresso” aos povos atrasados.
II – O darwinismo social foi importante para as bases teóricas do Imperialismo europeu, pois, forneceu as ideias necessárias para subjugar outros povos ditos “inferiores”. A ideia biológica da seleção natural aplicada à sociedade forneceu as bases necessárias para as atrocidades cometidas pelos europeus na África e na Ásia.
III – Podemos entender por Imperialismo a divisão territorial do mundo entre as grandes potências capitalistas, configurando um conjunto de colônias formais e informais e de esferas de influências.
IV – Entre as consequências do Imperialismo podemos citar a desigualdade econômica encontrada nas colônias e a “ocidentalização” do mundo africano e asiático levando as colônias a “ética” capitalista.
Assinale a alternativa correta:
a-III, apenas.
b-I e II, apenas.
c-I e III, apenas.
d-I, II e III, apenas.
e-I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
respondi a resposta E
MarcosNativo:
Letra E
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás