A segunda metade da década de 1970 e os anos seguintes foram marcados por uma grave crise econômica no Brasil, um desdobramento da crise do petróleo, que chegou a apresentar uma alta de 300%. Em 1978, com uma inflação de 40% ao ano, Ernesto Geisel terminaria seu governo sem diminuir significativamente os impactos da crise, mesmo após o lançamento do Segundo Plano de Desenvolvimento. Por que o país foi atingido de forma tão grave?
A) O Brasil não dependia do crédito internacional e não estava vulnerável às oscilações do petróleo, pois integrava o grupo dos países centrais ou desenvolvidos. Nesse sentido, o Brasil foi atingido pela crise devido ao calote (não pagamento) dado pelos países em crise.
B) O Brasil era o principal produtor de petróleo do mundo, exportando, principalmente, para o Oriente Médio. As guerras, nessa região, derrubaram as vendas, o que provocou a crise econômica no Brasil.
C) O Brasil era dependente do crédito internacional (empréstimos financeiros concedidos por outros países), que sofreu grandes oscilações devido à alta do petróleo; nesse cenário, a inflação e a dívida externa só cresciam.
D) O Brasil era dependente do crédito internacional (empréstimos financeiros concedidos por outros países). Com a crise, teve uma alta significativa da inflação, mas conseguiu quitar a dívida externa ainda no governo Geisel.
aaaaaaaa198:
alguem conseguiu a resposta pelo amor de deus
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
D
Explicação:
confia no pai
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás