A segunda lei de mendel, também chamada de diibridismo ou lei da segregação independente, é condicionada por dois pares de alelos diferentes e independentes, que determinam as duas características de um mesmo indivíduo. Khan academy. A lei da variação independente. Disponível em: pt. Khanacademy. Org/science/biology/classical-genetics/mendelian--genetics/a/the-law-of-independent-assortment. Acesso em: 06 fev. 2021. Foi realizado um cruzamento entre um cão de raça pura de pelagem preta e pelo longo com um cão de raça pura de pelagem caramelo e pelo curto. Na geração f1, os filhotes apresentaram todos a pelagem preta com pelo curto. Ao cruzar os cães de f1 entre si, obtém-se uma geração de f2. Sabemos que a cor da pelagem e o tamanho do pelo são controlados por dois genes que variam independentemente. Neste contexto, com base nas informações do texto, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Analisando o cruzamento e o comportamento dos genes dos cães e sua pelagem na geração f1 e f2, podemos afirmar que os cães pertencentes a geração f1 estão sujeitos a apresentar quatro tipo de variações de gameta, sendo elas: PC, Pc, pC, pc. Portanto, considerando as opções abaixo a resposta correta é a opção E).
Gene Dominante e Gene Recessivo
A partir do cruzamento realizado para obter a geração f1, podemos concluir quais genes são dominantes e quais são recessivos. Na geração f1, todos os cães nasceram com a pelagem preta e o pelo curto, mesmo sendo filhotes de cães caramelo pelo curto e de cães pretos de pelo longo. Portanto, observa-se que a pelagem curta e o pelo preto são genes dominantes, representados pela letra maíuscula (P e C). Enquanto, a pelagem longa e o pelo caramelo são recessivos e não se apresentam no fenótipo se estiverem sozinhos, os genes recessivos são representados pelas letras minúsculas.
Segmentos de DNA são conhecidos como genes, eles são responsáveis por guardar as informações que determinam a produção de proteínas. Alelos são os genes unidos que determinam uma característica específica no organismo.
Um gene dominante é aquele que se sobrepõe sobre outro, determinando uma característica mesmo que apareça em uma dosagem simples. Já o gene recessivo ele só é ativo quando se apresenta duplamente, caso esteja em conjunto com um gene dominante ele se torna inativo.
Abaixo, o restante da questão não descrita acima:
Foi realizado um cruzamento entre um cão de raça pura de pelagem preta e pelo longo com um cão de raça pura de pelagem caramelo e pelo curto. Na geração f1, os filhotes apresentaram todos a pelagem preta com pelo curto. Ao cruzar os cães de f1 entre si, obtém-se uma geração de f2. Sabemos que a cor da pelagem e o tamanho do pelo são controlados por dois genes que variam independentemente. Neste contexto, com base nas informações do texto, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
a) A fração de 9/16 representa em F2 os filhotes com pelagem preta e pelo longo.
b) A fração 1/16 representa os filhotes de F2 que poderão apresentar a pelagem caramelo de pelo curto.
c) Para que um filhote de F2 tenha pelagem preta com pelo curto, ele deverá ter o genótipo (PP ou Pp) para pelagem, e genótipo (cc) para tamanho do pelo.
d) Sabemos que a pelagem preta com pelo longo são dominantes sobre a pelagem caramelo e pelo curto.
e) Os cães de F1 podem produzir quatro tipos de gametas diferentes (PC, Pc, pC, pc). (Correta)
Aprenda mais sobre Lei de Mendel aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20622146
#SPJ4
Resposta:
Os cães de F1 podem produzir quatro tipos de gametas diferentes (PC, Pc, pC, pc).
Explicação: