A segunda lei de Mendel, denominada de di-hibridismo, analisa a formação dos gametas e a manifestação da segregação independente dos fatores, ou seja, a separação de dois ou mais genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos. Essa segregação fundamenta-se essencialmente durante a anáfase I da divisão meiótica, resultante não mais do estudo de características isoladas, conforme a primeira lei enunciada por Mendel, mas da consideração do comportamento fenotípico envolvendo duas ou mais características
Soluções para a tarefa
Utilizando os princípios estabelecidos pela Segunda Lei de Mendel, pode-se concluir que o genótipo KkWwXxZz pode produzir 16 tipos de gametas, alternativa C está correta.
Segunda Lei de Mendel
Neste exercício utilizaremos princípios da Segunda Lei de Mendel, que estabelece que durante a formação de gametas, diferentes genes do mesmo par de cromossomos separam-se de forma independente. Neste sentido, sabemos que cada alelo de um gene, pode combinar-se com cada alelo apresentado por outro gene.
Assim, se temos o genótipo KkWwXxZz, sabemos, por exemplo, que o alelo K pode se combinar tanto com o W quanto com o w, com o X ou com o x e assim por diante. Neste contexto, para calcular quantos tipos de gametas um determinado genótipo pode formar, basta utilizar a seguinte fórmula:
2ⁿ, onde n representa o número de genes com alelos heterozigotos presentes.
Assim, podemos observar que existem quatro genes nesse genótipo e os quatro apresentam-se como heterozigotos. Logo:
2⁴ = 2 × 2 × 2 × 2 = 16
Deste modo, descobrimos que este genótipo pode produzir 16 tipos de gametas, alternativa C está correta.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"A segunda lei de Mendel, denominada de di-hibridismo, analisa a formação dos gametas e a manifestação da segregação independente dos fatores, ou seja, a separação de dois ou mais genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos. Essa segregação fundamenta-se essencialmente durante a anáfase I da divisão meiótica, resultante não mais do estudo de características isoladas, conforme a primeira lei enunciada por Mendel, mas da consideração do comportamento fenotípico envolvendo duas ou mais características. A combinação (probabilidade) das distintas configurações possíveis, quanto à separação dos fatores, permite a formação de variados gametas, o que ocasiona maior variabilidade genética”.
De acordo com o texto, para um indivíduo com um genótipo KkWwXxZz, assinale a alternativa que contenha a quantidade correta de tipos diferentes de gametas.
Escolha uma:
a. 12
b. 8
c. 16
d. 32
e. 64"
Você pode continuar estudando sobre a Segunda Lei de Mendel aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53131616
#SPJ4
Resposta:16
Explicação: