A seguir são listados uma série de características da epidemiologia social. Sobre esse assunto analise as afirmativas a seguir:
I. Sua visão dialética se posiciona favoravelmente à fatalidade do "natural" e do "tropical".
II. Dá ênfase ao estudo da estrutura socioeconômica a fim de explicar o processo saúde-doença de maneira histórica.
III. Tem a epidemiologia como um dos instrumentos de transformação social. IV. Usa conceitos básicos extraídos da sociologia, economia,
ciência política e antropologia médica.
É correto o que se afirma em:
somente I, II e IV.
Somente II, III e IV.
Somente I, III e IV.
somente III e IV.
somente I e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Somente a I,II e IV
Explicação: A visão dialética da epidemiológia se posicionar contra a fatalidade do "natural" e do "tropical".
A epidemiologia social se posiciona contra a fatalidade, o que torna a afirmação I falsa. Todas as outras alternativas estão corretas.
O que é epidemiologia social?
A epidemiologia social é um estudo de temática da saúde pública que procura cuidar da melhoria coletiva da saúde. Esses estudos visam compreender a distribuição de vetores e outros fatores que influenciam a saúde das populações, assim como a prevenção e o planejamento público contra doenças.
O estudo epidemiológico analisa o processo saúde-doença sob uma perspectiva de desenvolvimento histórico, conforme afirma a alternativa II.
Para que ocorra o planejamento, além da história, se utilizam conceitos de economia, sociologia, ciência política e antropologia médica, conforme afirma a alternativa IV. As soluções propostas precisam ser aplicáveis pela gestão e pela população enfrentando o problema de saúde em questão.
Dessa forma, a epidemiologia social possui um papel transformador na realidade de políticas públicas em saúde, promovendo a dignidade humana, conforme afirmativa III.
Assim, as afirmações II, III e IV estão corretas.
Para entender mais sobre epidemiologia social: https://brainly.com.br/tarefa/17845605
#SPJ2