A seguir, leia as deliberações da Organização das Nações Unidas (ONU) previstas na "Carta da ONU", que é o tratado que estabeleceu as bases para o funcionamento da instituição.
- A Organização se baseia no princípio da igualdade soberana de todos seus membros;
- Todos os membros se obrigam a cumprir de boa fé os compromissos da Carta;
- Todos deverão resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais;
- Todos deverão abster-se em suas relações internacionais de recorrer à ameaça ou ao emprego da força contra outros Estados;
- Todos deverão dar assistência às Nações Unidas em qualquer medida que a Organização tomar em conformidade com os preceitos da Carta, abstendo-se de prestar auxílio a qualquer Estado contra o qual as Nações Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo;
- Cabe às Nações Unidas fazer com que os Estados que não são membros da Organização ajam de acordo com esses princípios em tudo quanto for necessário à manutenção da paz e da segurança internacionais;
- Nenhum preceito da Carta autoriza as Nações Unidas a intervir em assuntos que são essencialmente da alçada nacional de cada país.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A ONU defende o uso de força bélica entre os Estados membros da instituição como forma de coibir novos atos de agressão entre nações.
Alternativa 2:
Os países que integram a ONU podem eximir-se das recomendações de pacificação da Carta sob a alegação de que isso possa ferir de algum modo a soberania nacional.
Alternativa 3:
A ONU não deve interferir nos problemas de países que não fazem parte da instituição, mesmo que estes estejam agindo em contrariedade aos preceitos pacificadores da Carta.
Alternativa 4:
As deliberações da ONU devem ser respeitadas por todos os seus membros, assim, é vedada a prestação de auxílio a países que porventura estejam recebendo algum tipo de intervenção da instituição.
Alternativa 5:
Ao assinar a Carta, os países que compõem a ONU assumiram o risco de receber intervenção da Instituição mesmo em assuntos de cunho estritamente nacional.
Soluções para a tarefa
A alternativa 4 está correta.
Partindo de uma perspectiva econômica, é possível observar que, cada país membro da Organização das Nações Unidas, busca contribuir com base, e execução da capacidade de crescimento de suas economias.
Essa contribuição está direcionada principalmente de acordo com o PIB, sigla para Produto Interno Bruto, e a renda per capita, de cada nação, onde, assim, esse orçamento evidencia a situação econômica mundial, deixando claro as potências econômicas e os países com o índice mais baixo, logo, que sofrem com essa desigualdade.
Resposta: Alternativa 4:
As deliberações da ONU devem ser respeitadas por todos os seus membros, assim, é vedada a prestação de auxílio a países que porventura estejam recebendo algum tipo de intervenção da instituição.
Explicação: