A sede insaciável do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número de pessoas que atualmente lá estão. Contudo, os que assistiram nelas nestes últimos anos por largo tempo, e as que correram todas, dizem que mais de trinta mil almas se ocupam, umas em catar, e outras em mandar catar nos ribeiros do ouro, e outras em negociar, vendendo e comprando o que se há mister não só para a vida, mas para o regalo, mais que nos portos do mar.
(...) tanto que se viu a abundância do ouro que se tirava e a largueza com que se pagava tudo o que lá ia, logo se fizeram estalagens e logo começaram os mercadores a mandar às minas o melhor que chega nos navios do Reino e de outras partes, assim de mantimentos, como de regalo e de pomposo para se vestirem, além de mil bugiarias e França, que lá também foram dar. E, a este respeito, de todas as partes do Brasil se começou a enviar tudo o que dá a terra, com lucro não somente grande mas excessivo. E, não havendo nas minas outra moeda mais que ouro em pó, o menos que se pedia e dava por qualquer cousa eram oitavas. Daqui se seguiu mandarem-se às minas gerais as boiadas dos campos da Bahia. (...)
Roteiro:
a) Leitura atenciosa; b) Vocabulário;
c) Que podemos entender sobre o desenvolvimento da mineração no Brasil com base no texto acima? Redija um texto resumindo o panorama das regiões mineradoras.
pepeladeira:
To aqui
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:que muita gente so quis saber do ouro que deixou suas terras para poder ir em outro lugares e achacem outras terras com muito lucro e investir nelas
Explicação:
espero ter ajudado meu caro
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás