Filosofia, perguntado por jubsrn, 11 meses atrás

Pensamento e linguagem são conceitos filosóficos que estão intimamente ligados e tal como há diversas formas de linguagem como a escrita, a falada, a corporal, a pictórica, a dos sinais, etc., há diferentes tipos de pensamento como o pensamento concreto, do latim concretus (o que se forma por agregação) e o pensamento abstrato, do latim abstractus (separado, levado por força). O pensamento concreto se forma a partir de percepção sensível, ou seja, de representação real de objetos reais, é imediato, sensível e perceptível. O pensamento abstrato estabelece relações (não perceptíveis), que cria os conceitos e as noções gerais e abstratas, é mediato (precisa de mediação da linguagem ) e racional. Considerando as esses dois conceitos, concreto e abstrato, e o texto e contexto da charge abaixo "O mau cheiro se espalha pela lama em Brumadinho" é correto afirmar que:


1. O termo “cheiro” quando dito pela personagem de camisa branca (clara) adota o sentido abstrato do termo, enquanto que quando dito pelo personagem de camisa vermelha (escura) adota sentido concreto.
2. O termo “cheiro” quando dito pela personagem de camisa branca (clara) adota o sentido ambíguo do termo, enquanto que quando dito pelo personagem de camisa vermelha (escura) adota sentido abstrato.
3. O termo “cheiro” quando dito pela personagem de camisa branca (clara) adota o sentido abstrato do termo, enquanto que quando dito pelo personagem de camisa vermelha (escura) fica sem sentido.
4. O termo “cheiro” quando dito pela personagem de camisa branca (clara) adota o sentido concreto do termo, enquanto que quando dito pelo personagem de camisa vermelha (escura) adota sentido abstrato.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nvtvliv
2

Resposta:

4. O termo “cheiro” quando dito pela personagem de camisa branca (clara) adota o sentido concreto do termo, enquanto que quando dito pelo personagem de camisa vermelha (escura) adota sentido abstrato.​

Explicação:

a princípio fiquei em dúvida entre 4 e 2, mas como a personagem de camisa branca não usou nenhum instrumento de ironia, acredito que ela tenha se referido somente ao cheiro do lugar, mesmo. já a personagem de camisa vermelha usa o termo com um sentido abstrato, já que relaciona o cheiro (fedor) com a questão da ganância das pessoas que ignoraram os riscos do rompimento da barragem.

Perguntas interessantes