A sala de aula é, realmente, um espaço de múltiplas possibilidades e desafios, principalmente quando estamos cercados por alunos. As crianças, como todos os seres humanos, apresentam-se como seres integrais, portanto, complexos. Assim, na sala de aula não podem ser tratados como se fosse apenas seres aptos ao desenvolvimento de sua cognição, é preciso considerar que cada um traz em si uma história, um organismo em desenvolvimento, emoções e sensações, enfim, toda sua complexidade e, consequentemente, individualidade. Imagine que você, recém-formado(a) no curso de Pedagogia, irá assumir a docência de uma sala de Educação Infantil com crianças de 3 e 4 anos, assim, precisará conhecer bem seus alunos para contribuir com o desenvolvimento integral de cada um.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A melhor forma de conseguir sucesso é avaliar cada aluno e compreender a forma como cada um entendeu o assunto, se caso o aluno não conseguiu captar o assunto da matéria, então é necessário falar com os pais para colocar a criança em um curso ou então trabalhar aquele assunto com essa criança em casa
Resposta:
Considerando serem crianças na faixa de 3 e 4 anos, poderão ser observados:
ASPECTO FÍSICO
INICIAM AS MUDANÇAS FÍSICAS NO CRESCIMENTO, TENDEM A SER MAIS ATIVO, O QUE ACARRETA PERDA DE APETITE E DISTÚRBIO DO SONO.
AS HABILIDADES MOTORAS COMEÇAM A SEREM DEFINIDAS E A CRIANÇA PASSA A UTILIZAR-SE DE UMA MÃO COM MAIS FREQUÊNCIA PARA REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. O CÉREBRO APESAR DE ESTAR EM DESENVOLVIMENTO, JÁ COMPLETOU SUA FORMAÇÃO.
ASPECTO COGNITIVO
COMEÇAM A PERCEBEREM-SE DIFERENTES DOS OUTROS, MINIMIZANDO O EGOCENTRISMO,INICIAM O LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES SOBRE O MUNDO QUE O CERCAM, PERCEBE-SE O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA E DA LINGUAGEM.
ASPECTO PSICO SOCIAL
O AUTOCONTROLE EMOCIONAL E SUA COMPREENSÃO DO OUTRO AUMENTAM, COMPREENDEM MELHOR AS EMOÇÕES, FORMA-SE A IDENTIDADE DE GÊNERO AMPLIA-SE O ASPECTO IMAGINATIVO NAS BRINCADEIRAS QUE SERÃO MAIS ELABORADAS. A FAMÍLIA É REFERENCIA MAIOR, MAS OS COLEGUINHAS TORNAM-SE MUITO IMPORTANTES PARA CRIANÇA.
Conhecer as características dessa fase do desenvolvimento possibilita ao professor qualificar suas observações sobre seus alunos, assim, poderá planejar atividades que estimulem os aspectos ainda não desenvolvidos. É importante considerar que as crianças não são iguais, contudo, é preciso estimular todas as áreas para que possam desenvolver-se.