A rosa dos ventos corresponde a volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção. A utilização da Rosa dos Ventos é comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização. Considerando o exposto abaixo, a imagem e a literatura sobre o tema, identifique a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
alternativa A e alternativa D!
Sobre a rosa dos ventos:
A alternativa correta é: a) os pontos cardeais são apenas os do quadrante 0°; 90°; 180°, 270°.
A rosa-dos-ventos apareceu nas cartas e mapas a partir do século XIV. O termo "rosa" vem da aparência dos pontos cardeais da bússola que lembram as pétalas desta flor. Originalmente esta invenção era usada para indicar as direções dos ventos, por isso o nome rosa-dos ventos. Encontramos a Rosa dos Ventos nos mapas, cartas topográficas, náuticas, bússolas e outros.
O Norte e o Sul são dirigidos para os dois pólos da Terra. O Leste e o Oeste indicam, respectivamente, o Oriente, onde o sol nasce e o Ocidente onde o sol se põe. Cada quadrante da rosa dos ventos corresponde aos quatro pontos cardeais principais em 90°: considera-se o norte a 0°; o leste a 90°; o sul a 180°, o oeste a 270.
Os quatro pontos cardeais são divididos em quatro pontos colaterais: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudeste (SE), Sudoeste (SO), nordeste (45°), sudeste (135°), sudoeste (225°) e noroeste (315°).
Os pontos colaterais são divididos em oito pontos subcolaterais: Nor Nordeste (NNE), NorNoroeste (NNO), Sul-Sudeste (SSE), Sul-Sudoeste (SSO), Este-Nordeste (ENE), Este-Sudeste (ESE), Oeste-Noroeste (ONO), Oeste-Sudoeste (OSO).
Bons estudos!