A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo. a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório. b) Lênin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário. c) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP). d) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada. e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Soluções para a tarefa
Resposta letra D
O inicio do processo revolucionário, sob a liderança de Lenin, teve como características a proposta de paz dos russos aos alemães na primeira guerra mundial e a saída da Rússia da guerra em março de 1918.
Houve o confisco e terras que pertencia à família real, aos nobres e a igreja. Essas terras foram distribuídas para aos camponeses. Aconteceu também a estatização da economia, as indústrias, os bancos, estradas de ferro passaram a ser do domínio do estado. E também foi proclamada a igualdade de diretos entre homens e mulheres.
Resposta:
Alternativa correta letra D.
Explicação:
Dentre as primeiras medidas adotadas pelos revolucionários russos bolcheviques, em outubro de 2017, temos ações que buscam estabelecer na Rússia uma Ditadura do Proletariado, regime de governo de transição, entre o socialismo e o comunismo. Nesse sentido, foram abolidos os privilégios de nobreza, o Estado se tornou laico (separação entre Estado e Igreja), a propriedade privada foi gradativamente transferida para o Estado e seu direito de uso estendido aos pequenos agricultores (reforma agrária) e foram nacionalizados bancos, fábricas e ferrovias, que passaram a ser organizados por conselhos de operários (sovietes).
Fonte AgoraVaiENEM