a revolução que não se radicaliza morre melancolicamente, como a burguesa. A rigor, uma só revolução existe, a que se deflagrou em 1789: enquanto viveu, ela quis expandir-se, e, assim, a República Francesa se considerou e tentou universal — até o momento em que a pretensão de libertar o mundo se converteu na de anexá-lo, em que os ideais republicanos se reduziram ao imperialismo bonapartista” (RIBEIRO, 1993).
Qual alternativa corresponde corretamente à Era Napoleônica?
A.
Durante o processo revolucionário iniciado em 1789, Napoleão Bonaparte foi um partidário dos girondinos, o que lhe garantiu certo prestígio social em relação aos representantes da burguesia. Todo esse apoio o levou ao poder, por meio de um Golpe de Estado, onde se tornou o líder do Diretório em 1799, até ser coroado imperador.
B.
A Era Napoleônica pôs fim ao modelo republicano, iniciado em 14 de julho de 1789 na França, e lançou ao mundo um novo modelo de sociedade, o Absolutismo. Todo processo revolucionário francês foi derrotado em relação ao bonapartismo, que encerrou de vez todo e qualquer propósito liberal e republicano que fazia parte do governo napoleônico.
C.
No início da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte apoiou os jacobinos, terminando preso em 1794 na cidade de Nice. Foi solto devido às suas habilidades no exército, onde conseguiu uma ascensão meteórica, chegando ao ponto de participar do Golpe de Estado do 18 Brumário, fechando o Diretório e criando o Consulado em 1799, para em seguida ser coroado Imperador em 1804.
D.
As Guerras Napoleônicas foram utilizadas como forma de política pelo I Império francês. Além de uma questão bélica, elas devem ser entendidas como uma cultura política. Os reflexos geopolíticos desses conflitos de proporções épicas só foram solucionados com o final da Grande Guerra em 1918, que solapou de vez os ideais revolucionários iniciados no século XIX.
E.
Pensar na Era Napoleônica é enxergar uma transformação lenta e gradual na longa duração da história francesa e europeia. O bonapartismo faz parte do ideal iluminista e racional que caracterizou os movimentos de ruptura com o autoritarismo existente no final do século XVIII e início do XIX na Europa em geral, e, particularmente, na França.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
- É correta a alternativa C, tendo sido a Revolução Francesa uma "Revolução Burguesa"
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás