História, perguntado por majufusco, 1 ano atrás

A revolução pernambucana de 1817 é considerada um dos últimos movimentos emancipacionistas da história do Brasil colonial. Considerado um movimento de carácter liberal, ela acontece em um momento em que as relações entre a sociedade colonial pernambucana e os representantes da Corte portuguesa na região estavam muito desgastadas. Diante desse cenário, algumas reivindicações se destacaram entre os revoltosos, como a defesa da instalação de uma república na região. Associe a defesa do republicanismo à idéia de separatismo que caracterizou esse momento revolucionário.

Soluções para a tarefa

Respondido por ewerton8115
221
Com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, necessitariam de fundos para atender às necessidades da família de Dom João XI, e os próprios brasileiros iriam arcar com os custos. Depois que Napoleão retirou-se de Portugal estava programado que a Família Real regressaria a Portugal, porém o rei decidiu permanecer na Colônia, a partir de então eclodiu a Revolução Pernambucana, um dos mais sangretos conflitos à época da Colônia, tropas foram enviadas por terra e por mar ao Nordeste para combater os revoltosos. Os revoltosos não aceitavam a manutenção da Família Real no Brasil, pois iriam ter que continuar a pagar altos impostos para a bancar a família do Rei de Portugal, Dom João XI.
Respondido por alanisrrsn
319

A ideia que caracterizou esse movimento foi o iluminismo, que pregavam ideias liberais, ou seja eles queriam um país de liberdade, uma republica, separação. (divisão de poderes)

Perguntas interessantes