História, perguntado por Sah359, 11 meses atrás

A Revolução Mexicana, irrompida em 1911, e a ascensão da União Cívica Radical à Presidência da República na Argentina, em 1916, exprimem casos exemplares das crises oligárquicas ocorridas na América Latina no início do século XX. • Assinale a opção que apresenta corretamente uma importante diferença entre os dois processos mencionados.


(A) A Revolução Mexicana foi concebida por oligarquias dissidentes do Porfiriato, enquanto o Radicalismo argentino foi gestado no meio sindical anarquista.

(B) No caso mexicano, o desdobramento do movimento revolucionário contou com forte adesão de setores camponeses, ao passo que o Radicalismo argentino se caracterizou, sobretudo em seu início, como um movimento político da classe média urbana.

(C) O processo revolucionário mexicano assumiu rumos notoriamente bolcheviques após 1917, influenciado pelo êxito da Revolução Russa, ao contrário do Radicalismo argentino, movimento essencialmente conservador.

(D) A Revolução Mexicana pôs em cena a questão social e agrária de forma radical, ao contrário do Radicalismo argentino que, desde o início, demonstrou indiferença em relação às massas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por 321black
8

Resposta:A RESPOSTA E A LETRA B

DICA:SE VOCÊ FIZER A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MAS DE 1 VEZ VOCÊ VAI ACHAR A MELHOR RESPOSTA NA SUA OPNIÃO E NO SEU PONTO DE VISTA BJSS

Respondido por WiallaFarias
1

A diferença mais relevante entre os processos de independência do México e da Argentina é que no México o movimento revolucionário teve forte adesão dos camponeses. Enquanto isso, na Argentina o movimento político de independência teve grande apoio da classe média urbana. A alternativa correta é a letra B.

Os Movimentos de Independência

No México o movimento de independência teve grande participação popular com a presença de todas as classes sociais, unindo diversos setores da sociedade mexicana contra o regime de Porfírio Diaz.

Já na Argentina a independência deu início a uma guerra civil, devido à disputa pela autonomia provincial dos federalistas, e da oposição dos unitaristas de Buenos Aires.

Confira mais informações sobre Revolução Mexicana aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/6004086

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes