A Revolução Industrial é comumente dividida em três etapas
de acordo com os períodos de acontecimentos, local e principais
impactos. Elabore um quadro comparativo com a descrição e
características de cada momento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII.
Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
Primeira Revolução Industrial: Essa fase foi caracterizada por diversas descobertas as quais favoreceram a expansão das indústrias, o progresso técnico e científico e a introdução das máquinas.
Segunda Revolução Industrial: Esse período foi marcado pela consolidação do progresso científico e tecnológico, se espalhando por outros países da Europa, como França e Alemanha.
Muitas descobertas foram importantes para alavancar esse progresso que agora não se restringia somente à Inglaterra. Merecem destaque:
- a invenção da lâmpada incandescente;
- criação dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão, cinema e rádio);
- avanços na área da medicina e da química, como a descoberta dos antibióticos e das vacinas.
Não menos importante foi a nova configuração do uso das fontes de energia que, nesse caso, estava sendo substituída paulatinamente pelo petróleo. Além de servir de combustível, o petróleo foi importante na produção de produtos derivados dele, do qual se destaca o plástico.
Terceira Revolução Industrial: Foi nesse momento que ocorre um grande avanço da ciência, da tecnologia, da informática, (com o surgimento de computadores, criação da internet, dos softwares e dos dispositivos móveis) da robótica e da eletrônica.
Na área das ciências merece destaque o desenvolvimento da engenharia genética e biotecnologia, com a produção em massa de diversos medicamentos e avanços da medicina.