quando os negros começaram a estudar?
eu siceremente sempre tive essa duvida
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há muitos, mas muitos anos mesmo, o ser humano começou a se intelectualizar. Isso é uma das coisas que mais nos define como seres humanos, a nossa capacidade de aprender coisas com outros iguais e de passar nosso conhecimento adianta antes de morrer e esse conhecimento morrer junto. Isso permite evoluirmos cada vez mais e essa troca de conhecimento é responsável por onde estamos hoje.
Veja, estou falando de algo muito antigo, a primeira universidade que se tem registro no mundo data do ano de 859 d.C. Depois disso começaram a surgir universidades aos montes nos mais diversos lugares do mundo. Mas sempre foi uma possibilidade para todos estudar? Absolutamente não.
Só em 1948, no dia 12 de janeiro, o Supremo Tribunal Americano declarou igualdade na educação para negros e brancos. E mesmo assim, só 4 anos depois, exatamente no dia 12 de janeiro, é que o primeiro estudante negro foi admito em uma universidade, sendo na Universidade do Tennessee. Para que ele entrasse na universidade, foram feitas audiências em tribunais. Ainda assim, não foi fácil, o estudante foi alvo de muito preconceito e revolta por parte dos estudantes brancos.
É claro que hoje negros têm — teoricamente — possibilidade de estudos, que é mais do que direito de todos nós. Mas esse exemplo da nossa história só mostra como as coisas não foram (e, convenhamos, ainda não são) iguais o tempo todo. O primeiro branco a se graduar fez isso em 859 d.C., enquanto o primeiro negro só pode fazer o mesmo 1093 anos depois. Chocante, não é?
A data de hoje é sim motivo de lembrança e comemoração, é uma vitória. Mas ainda há muito o que se fazer por igualdade. Tenhamos em mente que todos nós somos seres humanos, iguais, e por isso a luta é de todos nós!