A Revolução Francesa proporcionou muitas transformações econômicas, sociais e políticas, tendo grande impacto na medicina e na saúde de forma geral. Uma dessas transformações está relacionada aos hospitais, que, até então, não pertenciam aos médicos. Philippe Pinel, alienista na época, participou ativamente desse processo. Qual foi o impacto da Revolução Francesa na conduta de Philippe Pinel?
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Resposta:
Explicação:
Em consonância com os tempos de utopia da virada do século, cujos ecos ressoavam nas Revoluções Francesa e Industrial, suas propostas aderiram ao ideário revolucionário, sendo representadas em termos de "liberdade" no hospício,1 "igualdade" entre sãos e doentes (já que a doença passa a uma questão quantitativa e não mais qualitativa em sua natureza) e fraternidade, como filantropia e esclarecimento.
Basicamente, o Tratado pode ser compreendido em termos de um enfrentamento de dois problemas centrais: os limites do conhecimento sobre a alienação; e o estabelecimento de um campo de pesquisa e sistematização capaz de tratar e curar as diversas manifestações da loucura.
O primeiro enfrentamento é levado a cabo pela análise da alienação a partir de descrições densas dos doentes, traços de seu caráter físico e moral, sinais precursores, acessos, delírios, afecções morais, lesões do entendimento durante o acesso, declínio das crises, cura, recaídas, lesões anátomo-clínicas, enfim. O Traité fornece, principalmente nas quatro primeiras seções, argumentos que tornam a loucura uma verdade positiva, objeto específico do alienismo, agrupado em suas várias espécies, nas quais se sobressaem a mania sem delírio, a mania com delírio, a melancolia e a demência.
O segundo enfrentamento combina a perspectiva científica, que exige um trabalho apoiado em uma tradição de conhecimento preexistente, e a perspectiva da terapêutica. Este problema é enfrentado, em particular, na "Introdução" e nas seções V e VI, através da crítica ao conhecimento acumulado na fase pré-revolucionária (p. 51-62) e a proposta de retomada do conhecimento de gregos e latinos sobre as paixões como apoio teórico, bem como através da criação de instrumentos que permitem a Pinel propor táticas de enfrentamento dos sintomas e técnicas para realizá-las.
O hospício encontra na articulação entre sistematização e terapêutica sua legitimidade, demonstrando-se no Traité como fundamental para a acumulação reflexiva do conhecimento acerca da loucura e o estabelecimento de regras metodológicas de pesquisa
Em certo sentido, essa combinação se revela em hesitações que demonstram as inúmeras dificuldades de Pinel contornar os obstáculos conceituais para expressar suas proposições no campo psiquiátrico. Ao longo da discussão, vemos então um discurso em constituição, o que se traduz, eventualmente, em um "estilo enviesado" , nem sempre de fácil leitura; mas a articulação da prática clínica com a prática social é cristalina, jóia rara para revelar o campo de forças históricas e culturais que regem os princípios do alienismo. Este é, aliás, um dos melhores motivos para continuarmos a ser leitores de Pinel.
Resposta: Av - Subst. 2 - Psicologia e Políticas Públicas
1-b A libertação, das correntes, dos sujeitos considerados loucos.
2-e Foucaut considera que o trabalho terapêutico é sustentado pela moral.
3-b O transito de um sujeito de um nível de menor complexidade para outro de maior complexidade.
4-a Ao programa de volta para casa.
5-c Não de deve exercer qualquer ação que favoreça a patologização dos comportamentos homoeróticos.
Explicação: