"A Revolução Francesa não foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado, no sentido moderno, nem por homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. Nem mesmo chegou a ter ‘líderes’ do tipo que as revoluções do século XX nos têm apresentado, até o surgimento da figura pós-revolucionária de Napoleão. Não obstante, um surpreendente consenso de ideias gerais entre um grupo social bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva. O grupo era a ‘burguesia’; suas ideias eram as do liberalismo clássico, conforme formuladas pelos ‘filósofos’ e ‘economistas’ e difundidas pela maçonaria e associações informais. Até este ponto os ‘filósofos’ podem ser, com justiça, considerados responsáveis pela Revolução. Ela teria ocorrido sem eles; mas eles provavelmente constituíram a diferença entre um simples colapso de um velho regime e a sua substituição rápida e efetiva por um novo. " Sobre os filósofos mencionados por Hobsbawm, suas importâncias no desencadear da revolução e suas motivações, é correto dizer que: Alternativas: a) Pertenciam, mais das vezes, à nobreza, reproduzindo o modo de vida e as ideias dessa camada social. B) Afeitos ao liberalismo clássico, pautavam-se por uma crença exacerbada na infalibilidade do mercado; defendiam a privatização de setores da iniciativa estatal na França. C) Representavam os anseios da burguesia educada, necessárias à manutenção do Estado Absolutista. Desempenhando funções essenciais à organização desse mesmo Estado, os filósofos lentamente ganhavam espaço, defendendo os ideais iluministas. D) Além dos dois grupos representados, há um expressivo setor de matemáticos engajados na Revolução, inconformados com as condições do ensino da disciplina na França absolutista. E) Pertencem principalmente ao clero, camada social ocupada da reflexão e preservação do saber, no período
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A letra C) é a alternativa que mais se encaixa com o que o desencadear da revolução francesa e suas motivações.
A França estava passando por um grande sufoco social e econômico causado pelo estado absolutista e seus ideais foram inspirados nas ideias iluministas.
Para entender o pensamento dos filósofos citados é necessário saber o que foi a Revolução Francesa.
A Revolução Francesa (1789 – 1799)
- É nome da junção de vários movimentos que a França teve em um contexto histórico de: desigualdades sociais, fome, crise política, econômica e social.
- O século das luzes, ou o iluminismo, foi a corrente de filósofos que desencadeou a revolução, inspirando os franceses a seguir os ideais pregados pelos filósofos, se reunindo e organizando a derrubada da monarquia.
- O legado mais famoso da revolução é a célebre frase: “igualdade, fraternidade e liberdade” inspirada nos ideais iluministas.
Aprenda mais sobre a revolução francesa clicando aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6283190
#SPJ4
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Direito,
5 meses atrás
Direito,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás