História, perguntado por mickaelreyabreu, 9 meses atrás

A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores como o marco tradicional do início da Idade Contemporânea. “Liberdade, igualdade e fraternidade”, ideais que foram enunciados na França, em 1789, num processo que pretendia romper com a antiga sociedade de ordens e privilégios. Sobre esse movimento revolucionário, é correto considerar: *

Contou com a participação exclusiva das elites locais, que conduziram o processo de acordo com os interesses da nobreza de toga.
Relacionou-se com a revolta do Alto Clero, por causa da redução dos valores dos dízimos reais que sustentavam a estrutura católica, promovida pelo monarca Luís XVI, diante de suas disputas de poder com o papa Pio IX.
Representou a reafirmação do regime monárquico absolutista frente às disputas políticas entre as nobrezas cortesã, provincial e de toga.
Caracterizou-se pela participação de vários grupos sociais, incluindo camponeses explorados pela servidão, contra os privilégios gozados pela burguesia e pequenos produtores que recebiam pensões pagas pelo Estado.
Refletiu a séria crise financeira que atravessava o governo francês, em que as despesas do Estado eram muito superiores às receitas do tesouro público.
“Em tempos de revolução nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que fez do dia 14 de julho a festa nacional francesa, ratificou a queda do despotismo e foi saudada em todo o mundo como princípio da libertação.”( HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977, p.79.)A respeito da Revolução Francesa, assinale a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
O chamado período do Terror, centrado na figura de Napoleão Bonaparte, teve como característica principal o radicalismo político que culminou principalmente com o guilhotinamento de milhares de pessoas, entre elas, Luís XV.
O chamado período do Grande Medo ficou conhecido pela reação dos camponeses aos privilégios da aristocracia que, ao tomarem consciência da revolução, começaram a invadir, a incendiar castelos e a massacrar membros da nobreza.
A grave crise econômica, as divisões políticas e as insatisfações gerais permitiram que os jacobinos, comandados pelos sans-culottes, assumissem o poder, dando início ao período da Convenção Montanhesa.
No governo da Convenção Montanhesa, durante a revolução, foram adotadas algumas medidas como: a Lei do Preço Máximo que tabelava os preços dos gêneros alimentícios e a criação do ensino público e gratuito.

Soluções para a tarefa

Respondido por victormalaquias275
6

Resposta:

1)Caracterizou-se pela participação de vários grupos sociais, incluindo camponeses explorados pela servidão, contra os privilégios gozados pela burguesia e pequenos produtores que recebiam pensões pagas pelo Estado.

Mas também A situação econômica da França era crítica

Explicação:

2)O chamado período do Terror, centrado na figura de Napoleão Bonaparte, teve como característica principal o radicalismo político que culminou principalmente com o guilhotinamento de milhares de pessoas, entre elas, Luís XV.

Perguntas interessantes