A revolução agrícola trouxe consigo outras necessidades para os povo no período neolítico e como a questão do armazenamento dos produtos para isso eles desenvolveram a cerâmica que eram utilizadas para fazer vasilha para que esses alimentos fossem armazenados Observe na sua casa converse com sua família pesquisa na internet ele que dois objetos de cerâmica que você conhece e descreva sua função
Soluções para a tarefa
Cerâmica é feita de argila, de barro.
A cerâmica é uma das mais antigas atividades que a civilização criou. Não se sabe ao certo quando foi utilizado pela primeira vez o material argiloso, sabe-se que desde o domínio do fogo o homem deixou vestígios de utensílios de cerâmica.
Há milhares de anos já se faziam objetos de argila. A Cerâmica é uma atividade que se mantém inalterável, até hoje. Seus principais fundamentos são:
obter a argila - processar - moldar - secar - queimar
Cerâmica é a denominação comum a todos os artigos ou objetos produzidos com argila e queimados/assados ao fogo.
O nome procede da palavra grega keramos que significa argila. Toda uma região de Atenas tinha esse nome em função dos ceramistas que lá residiam - kera - meikos. A transformação do barro em cerâmica acontece durante a queima. Na primeira queima a água que existe na argila se evapora, isto ocorre aproximadamente aos 400°C. Em seguida ocorre a eliminação da água química, entre os 450° e 700°C. A argila torna-se anidra, comumente chamada de metacaolim. Aos 830°C transforma-se em alumina gama e aos 1.050°C em mulita. Quando a argila é queimada e torna-se firme, em sua primeira queima obtêm-se o chamado biscoito, que apesar de não mais voltar ao estado plástico ainda possui características frágeis, pois se cair no chão ou levar uma pancada mais forte, quebra-se em muitos pedaços.
A argila existe em toda superfície terrestre. Alguns tipos são encontrados a céu aberto e outros em minas subterrâneas ou jazidas. A argila quando retirada da natureza geralmente contém corpos indesejáveis, impurezas orgânicas, e por isso necessita ser beneficiada através de processos mecânicos e químicos. Para cada categoria da produção cerâmica a produção das massas argilosas necessita do acréscimo ou da retirada de elementos em sua composição, de acordo com sua aplicação, evitando assim a ocorrência de rachaduras e esfacelamento. Dos muitos tipos de argilas existentes são produzidas as massas cerâmicas que são utilizadas na fabricação de utensílios cerâmicos como telhas, tijolos, manilhas, pisos, etc; que é a chamada cerâmica estrutural. As massas de adobe - taipas de sopapo e de pilão são empregadas cruas na construção de moradias. Tem-se a chamada louça branca usada em peças sanitárias, azulejos, pisos de alto impacto, refratários, isoladores elétricos, condutores elétricos, etc. E as massas cerâmicas para a chamada cerâmica artística.
Amassar e Bater o barro. O trabalho com argila requer que esta seja bem amassada com as mãos, ou mecanicamente, para compacta-la, homogeneíza-la e eliminar todas as bolhas de ar existentes em seu interior. As bolhas fazem com que a peça exploda dentro do forno durante a queima do biscoito, podendo também provocar rachaduras nas peças no período de secagem. Pode-se também amassar o barro numa superfície plana repetidas vezes – quando muito molhado/úmido a superfície pode ser uma placa de gesso ou estar recoberta com papel tipo jornal para a retirada da água em excesso. Não se deve esquecer que Bater o Barro é uma etapa do processo de preparação dele e que não pode deixar de ser realizada.