História, perguntado por priscillafernandes35, 8 meses atrás

A) Revolta de Beckman:

Ano: 

Capitania: 

Líderes: 

Grupo social revoltado:

Causas (motivos) da revolta: 

Resultado (fim) da revolta:




B) Guerra dos Mascates:

Ano: 

Capitania: 

Líderes: 

Grupos sociais revoltados: 

Causas: 

Resultado:



C) Guerra dos emboabas:

Ano:

Capitania: 

Líderes:

Grupos sociais revoltados:

Causas: 

Resultado:



D) Revolta de Felipe dos Santos:

Ano:

Capitania:

Líderes:

Grupos sociais revoltados:

Causas: 

Resultado:



B) Guerra dos Mascates:

Ano:

Capitania:

Líderes:

Grupos sociais revoltados:

Causas:

Resultado:



C) Guerra dos emboabas:

Ano:

Capitania:

Líderes:

Grupos sociais revoltados:

Causas:

Resultado:




D) Revolta de Felipe dos Santos:

Ano:

Capitania:

Líderes:

Grupos sociais revoltados:

Causas:

Resultado:


Soluções para a tarefa

Respondido por sousa35
17

Resposta:

Explicação:

a) REVOLTA DE BECKMAN

A Revolta de Beckman aconteceu no Maranhão, estado criado por intermédio dos espanhóis, em 1621. A ordem veio do rei que ocupava o trono espanhol e português nos tempos da União Ibérica, o rei Filipe II da Espanha, resultando na criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão, com o objetivo de colocar fim às invasões estrangeiras que aconteciam na região.

A razão direta que explica o início da Revolta de Beckman foi a insatisfação dos habitantes de São Luís com a administração colonial. As causas da insatisfação dos colonos estavam em torno da questão da escravização dos indígenas e do monopólio comercial realizado pela Companhia de Comércio do Maranhão, principalmente.

Com o fim da revolta, os jesuítas retornaram e continuaram explorando a mão de obra dos indígenas. A Companhia de Comércio do Maranhão foi extinta, pois a rejeição popular a ela era muito grande (a revolta em si foi um sinal disso). Por fim, a proibição acerca da escravização dos indígenas foi revista pela Coroa no Maranhão.

Em 1688, uma nova lei entrou em vigor a partir do mês de abril. Com essa lei, foram criados critérios para escravização de indígenas e o controle sobre essas questões foi atribuído à Fazenda Real e à Corte. Com essa lei, retomaram-se as expedições (chamadas de “descimentos”) para realizar a captura de indígenas. A escravização de indígenas no Brasil só foi terminantemente proibida em 1755, por ordem do Marquês de Pombal.

B) GUERRA DOS MASCANTES

A guerra teve início em 1710, com a vitória dos olindenses que conseguiram invadir e controlar a nova cidade pernambucana. Logo em seguida, os recifenses conseguiram retomar o controle de sua cidade em uma reação militar apoiada por autoridades políticas de outras capitanias. O prolongamento da guerra só foi interrompido no momento em que a Coroa Portuguesa indicou, em 1711, a nomeação de um novo governante que teria como principal missão estabelecer um ponto final ao conflito.

O escolhido para essa tarefa foi Félix José de Mendonça, que apoiou os mascates portugueses e estipulou a prisão de todos os latifundiários olindenses envolvidos com a guerra. Além disso, visando evitar futuros conflitos, o novo governador de Pernambuco decidiu transferir semestralmente a administração para cada uma das cidades. Dessa maneira, não haveria razões para que uma cidade fosse politicamente favorecida por Félix José.

C) GUERRA DOS EMBOABAS

Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapôs os desbravadores vicentinos e os forasteiros que vieram depois da descoberta das minas.

Consequências

Mapa do Brasil após a Guerra dos Emboabas

Regulamentação da distribuição de lavras entre emboabas e paulistas.

Regulamentação da cobrança do quinto.

Cisão da Capitania de São Vicente em Capitania de São Paulo e Minas de Ouro e Capitania do Rio de Janeiro, ligadas diretamente à Coroa em (3 de novembro de 1709).

São Paulo deixa de ser vila, tornando-se cidade

Acabam as guerras na região das minas, com a metrópole assumindo o controle administrativo da região.

A derrota dos paulistas fez com que alguns deles fossem para o oeste onde, anos mais tarde, descobririam novas jazidas de ouro nos atuais estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

A produção de ouro após o fim da guerra aumenta de tal modo que Minas Gerais torna-se a região mais rica do Brasil entre 1740 (auge da produção) e 1760 (auge da arrecadação) com ápice médio de Vila Rica em 1750, mas como o grosso do ouro era desviado pelo São Francisco.

D)REVOLTA DE FELIPE DOS SANTOS

Revolta de Filipe dos Santos. Também conhecida como Revolta de Vila Rica, este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. ... Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas.

O grupo, liderado pelo tropeiro Filipe dos Santos, reivindicava o fechamento das casas de fundição. Prometendo atender a demanda do grupo, o levante retornou à Vila Rica à espera das ações do governador. No entanto, isso serviu para que as tropas portuguesas se organizassem contra os revoltosos. No dia 14 de julho iniciou-se o conflito que prendeu vários participantes e condenou Filipe dos Santos à morte e ao esquartejamento.

Perguntas interessantes