A revista Orpheu (1915) foi fundada em Portugal pelos escritores Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Tomás de Almeida. O movimento iniciado por eles ficou conhecido como Orfismo. Com base nesse contexto, analise as afirmações a seguir. I. O Orfismo foi um movimento regionalista que visou ampliar a exploração temática lusitânia. II. O Orfismo foi um movimento que procurou universalizar a literatura produzida em Portugal, construindo, assim, um movimento voltado ao mundo. III. A revista Orpheu teve apenas uma abrangência local e não conseguiu dar visibilidade para o movimento que ocorria em Portugal. IV. A revista Orpheu foi uma das grandes portas que abriram Portugal para o mundo moderno e contemporâneo, expandindo a arte e seus limites. É correto o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Quanto à revista Orpheu, pode-se destacar que a escolha correta corresponde a II e IV, e esta revista foi uma forma de intelectuais e artistas se expressarem em plena Primeira Guerra.
Orfismo
Refletindo a vanguarda europeia, ou futurismo, do início do século XX, a equipa da revista Orpheu partiu para "bater os gostos das massas", segundo uma citação de Maiakovski posteriormente utilizada pela Armada Negreiros para caracterizar o grupo.
Os recursos de Orfismo incluem:
- Ruptura com o passado e o foco voltou-se para a tecnologia em exibição na Europa.
- A influência de correntes europeias como o cubismo e o futurismo.
- Apenas duas edições da revista foram publicadas.
- O mundo literário português mudou tanto desde que Orfeu foi publicado pela primeira vez que a publicação ainda hoje é comentada e estudada.
Leia mais sobre Orfismo em: https://brainly.com.br/tarefa/30025364
#SPJ4
Perguntas interessantes