(FASA – BA)
Hortelã: um remédio caseiro para tratar verminoses
A hortelã é uma planta famosa, pois serve de ingrediente para balas, cremes dentais, enxaguantes bucais, etc. Essa utilização ocorre pelo fato de ela possuir propriedades adstringentes e bactericidas, que tanto ajudam a melhorar o frescor da boca, quanto atuam no melhor funcionamento do sistema digestivo. Além disso, tornou-se uma excelente fonte de cura para diversos males. Indicada para tratar doenças que afetam o aparelho digestivo, bem como dores intestinais, a hortelã atua como estimulante, calmante e no controle de palpitações. Isso sem contar sua ação de combate a vômitos, cólicas uterinas, tremores nervosos e de seu trabalho nos brônquios, destinado a facilitar a expectoração. Entretanto a maior ação dessa planta é na luta contra as verminoses. Recebem o nome verminoses, todas as doenças provocadas por algum tipo de parasita que se hospeda no interior do corpo humano e acarreta uma infecção intestinal. São também chamadas de doenças parasitárias, tendo em vista que causam interferências nas funções orgânicas, geradas por diferentes parasitas, como os vermes ou amebas. Contrair verminoses é muito mais simples do que parece, pois elas podem surgir de diversos fatores que são comuns no cotidiano das pessoas. Por exemplo, podem ocorrer contaminações através da falta de um ambiente arejado, pela ingestão de alimentos estragados, água suja e ainda por feridas expostas, que não possuem higienização e nem os cuidados essenciais. Para acabar com as verminoses, a receita é simples, fácil e barata. Usando folhas de hortelã em infusão com água pura, é possível eliminar de vez com esse problema, que ainda é muito comum nas pessoas. O mais indicado nesse método é usar folhas lisas, sem nenhum pelo e com o cachinho roxo. Com a metade do maço da planta, é possível preparar duas xícaras de chá. Encontrar essa planta é ainda mais fácil, pois, como é uma hortaliça muito comum, é possível achá-la em supermercados, lojas especializadas em produtos naturais, feiras livres, e também pode ser cultivada em uma horta na sua própria casa. A única exigência para o próprio plantio é escolher um local arejado onde a planta possa nascer e se desenvolver da melhor maneira possível.
A
os medicamentos feitos com a hortelã são pouco eficientes e só servem para aliviar alguns males.
B
o único campo onde a hortelã é pouco eficiente é no tratamento de doenças do aparelho digestivo e do intestino.
C
a hortelã, além da eficiência na cura de diversas doenças, é também utilizada no campo da higiene e das guloseimas.
D
a população brasileira vem sendo incentivada a cultivar a hortelã através das campanhas que as escolas vêm fazendo com as crianças.
E
a hortelã sempre foi usada pelos nossos antepassados como um remédio caseiro, mas atualmente vem sendo rejeitada pela população que vem esquecendo as tradições.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta: C
Explicação: Já no começo do texto diz que a hortelã é usada para fazer balas, enxaguante bucal e propriedades adstringentes e bactericidades.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás