A revista Orpheu (1915) foi fundada em Portugal pelos escritores Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Tomás de Almeida. O movimento iniciado por eles ficou conhecido como Orfismo. Com base nesse contexto, analise as afirmações a seguir. I. O Orfismo foi um movimento regionalista que visou ampliar a exploração temática lusitânia. II. O Orfismo foi um movimento que procurou universalizar a literatura produzida em Portugal, construindo, assim, um movimento voltado ao mundo. III. A revista Orpheu teve apenas uma abrangência local e não conseguiu dar visibilidade para o movimento que ocorria em Portugal. IV. A revista Orpheu foi uma das grandes portas que abriram Portugal para o mundo moderno e contemporâneo, expandindo a arte e seus limites. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas. Responder Finalizar
Soluções para a tarefa
Resposta: II e IV
Explicação:
Essa
A revista Orpheu fundada em Portugal deu origem ao movimento conhecido como orfismo. A alternativa 2 trata corretamente os aspectos desse movimento, que representa a primeira fase do modernismo em Portugal e expansão da literatura produzida no país.
Orfismo em Portugal
O movimento conhecido como orfismo ficou assim reconhecido pela criação da revista Orpheu. Tinha como objetivo universalizar a literatura portuguesa e encontrar novas formas de expressão literária e artística desassociando-se do tímido movimento cultural português.
A revista teve problemas de financiamento e apresentou apenas duas edições, no entanto, foi marcante na literatura portuguesa sendo considerada como o propulsor do modernismo em Portugal.
Nesse sentido, as afirmações II e IV estão corretas, portanto, a alternativa 2.
Aprenda mais sobre movimentos literários em: https://brainly.com.br/tarefa/17226454
#SPJ2