a reunificação politica e territorial da alemanha , em 1990,apresentou pontos positivos e negativos.cite alguns deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vou tentar.
Explicação:
Aspectos positivos:
•A unificação da Alemanha também significava uma reunificação econômica, que muito beneficiaria a parte oriental;
•Agora poderia haver uma maior integração política entre os alemães, já que A Queda do Muro de Berlim também indicava a “independência da Alemanha ocidental dos EUA”;
•Isso também significava a abertura das fronteiras, que permitiria a melhoria do trafego terrestre no país; em todos os seus usos;
•Socialmente falando uma maior integração social entre os alemães, agora que a não haveria mais barreiras impedindo que esse contato ocorresse.
Aspectos negativos:
•A economia da parte Oriental se encontrava aos “frangalhos”, o que demandou um maior emprego de recursos públicos ocidentais, para que conseguissem reestabelecer o país novamente;
•A pobreza era nítida entre os Alemães, o que resultou em curto prazo na exclusão social dos Orientais;
•Apesar dos auxílios da parte Ocidental á Oriental, o esforço que se demanda a reestruturação Alemã, pendurará por mais algum tempo demonstrando assim o com grave foram as “sequelas” do regime socialista;
•Pendurou-se no país após o evento no povo alemão até os dias de hoje, à ideia de impotência militar perante as outras nações pós-Segunda Guerra Mundial.
Sobre a Reunificação Alemã, como ponto positivo podemos citar a liberação da migração da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental e que esse momento marca o fim da Guerra Fria.
Como ponto negativo, há o fato da dificuldade da integração (principalmente econômica) entre a região ocidental e oriental. O PIB do leste alemão é menor e há um maior índice de desemprego.
Reunificação Alemã
Ocorreu em 3 de outubro de 1990 a partir de negociações no Parlamento Europeu. Porém, esse processo já havia sido iniciado com a Queda do Muro de Berlim em 1989, com participação do povo alemão. Nesse momento o processo de reunificação começa.
O que era o Muro de Berlim?
A Alemanha foi divida entre Oriental (socialista) e Ocidental (capitalista) após a Segunda Guerra Mundial. Isto foi resultado da bipolarização do mundo entre capitalista e socialista.
A Alemanha foi se reestruturando com a ajuda financeira estrangeira. Estados Unidos, Inglaterra e França influenciavam a parte ocidental. União Soviética influenciava a parte oriental.
Porém, com a crise da URSS na década de 1970, a Alemanha Oriental não conseguia mais se desenvolver como o lado capitalista.
Desde a década de 1960, a evasão de alemães do lado oriental para o ocidental era muito grande. Devido a este fato, foi construído o Muro de Berlim que passou a dividir fisicamente as duas partes da Alemanha.
Leia mais sobre a Guerra Fria: https://brainly.com.br/tarefa/13475182
#SPJ2