A retirada de Rochas de um relevo de Planalto pode causar deslizamento de de grandes quantidades de solos e destruição de vegetação. De quem é a responsabilidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tipos de erosão
Os processos erosivos, em algumas regiões da natureza, são importantes para a dinâmica ambiental e renovação do solo, pois permitem a movimentação de sedimentos para outras áreas, o que pode transportar sedimentos férteis e contribuir para o progresso natural da localidade. Entretanto, algumas erosões prejudicam o ritmo da natureza, pois não podem ser contidas em curto espaço de tempo. Para compreender melhor essas peculiaridades das erosões, é importante entender como elas são classificadas, isto é, em sulcos, ravinas e voçorocas.
Esses tipos de erosões variam de acordo com sua intensidade e seu grau de destruição/construção no solo. Em muitas ocasiões, esses três tipos de processos erosivos podem ser encontrados a partir das erosões fluviais, pluviais e glaciais, mas podem coexistir com outros processos.
Os sulcos erosivos são as estratificações deixadas no solo pela erosão fluvial. Em algumas regiões, eles são conhecidos como os “caminhos” da água, sendo caracterizados por pequenos buracos formados pela ação das enxurradas, mas são fáceis de serem recuperados.
Sulcos provocados pelos “caminhos” da água – erosão pluvial.
Já as ravinas são buracos maiores, causados pelo transporte exagerado de sedimentos e pela alta suscetibilidade do solo a se desagregar da sua rocha-mãe. Em geral, um solo fica mais suscetível à formação de ravinas quando há muita precipitação e baixa quantidade de árvores para segurar o solo com suas raízes. As ravinas são encontradas em encostas de morros que tiveram sua vegetação original retirada, seja pela natureza, seja pela ação humana.
As voçorocas são processos mais graves, que em muitos casos atingem o lençol freático. Esse tipo de erosão é o agravamento das ravinas, quando a intensidade de desgaste aumenta, tornando o solo fraco e muito suscetível à formação de imensos buracos. A retirada da cobertura vegetal contribui para o surgimento de voçorocas, pois aumenta a percolação (capacidade de infiltração subterrânea da água) no solo.
Exemplo de voçoroca agravada pela ausência da cobertura vegetal e pela precipitação.
Fatores que afetam uma erosão
As erosões são processos que alteram a paisagem de uma área e podem ser afetadas pelos aspectos naturais de uma região, como o clima, o relevo, os biomas, entre outros.
O clima afeta os processos erosivos devido à disposição de índices pluviométricos, temperatura, quantidade de ventos e incidência solar, pois esses fatores somados podem intensificar ou diminuir a erosão de determinada área.
Como a erosão ocorre, em sua maioria, das áreas mais altas para as áreas mais baixas, o relevo é um aspecto importante a ser estudado. Em áreas planas, há o predomínio da sedimentação trazida pela erosão, ou seja, áreas mais altas estão mais sujeitas às erosões.
A presença intensa de árvores e plantas contribui para que as erosões ocorram com menos intensidade, pois a cobertura vegetal protege o solo, diminuindo eventuais desgastes naturais.
Veja também: Impactos ambientais causados pela mineração
Fatores que contribuem com a erosão
O aumento do processo erosivo pode acontecer naturalmente ou por meio da ação do ser humano. Na natureza, o intemperismo causa a desintegração e transformação das rochas. O intemperismo é o conjunto de processos químicos, biológicos e físicos que alteram toda a estrutura rochosa do solo.
O intemperismo químico acontece pela ação das águas (de rio, mar ou precipitações). Quando as rochas entram em contato com a água, elas são modificadas internamente, pois há uma interação entre os componentes da água com os componentes minerais das rochas.
Já o intemperismo físico se dá pela variação das temperaturas, pois, com o frio, as rochas contraem-se e, com o calor, elas dilatam. O intemperismo biológico é o que mais contribui para os processos erosivos. Trata-se da ação dos organismos vivos, como as raízes de plantas e pequenos animais que vivem no solo (formigas, minhocas) que adentram as rochas e o solo, modificando-os e abrindo pequenos canais, o que facilita a ocorrência de processos erosivos.
Explicação:
BONS ESTUDOS