Administração, perguntado por elmerliebig, 6 meses atrás

A responsabilidade social corporativa pode ser entendida como a empresa que cumpre as expectativas da sociedade em relação ao às leis, aos valores morais, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente.

Nos últimos anos, devido ao aumento da pressão de clientes, de fornecedores e de colaboradores, as empresas adotaram a certificação social como fator estratégico, as certificações SA 8000 e ISO 26000, que aplicam padrões de responsabilidade social às empresas. O Laboratório Conquista, no qual você trabalha como gestor, é uma das empresas interessadas nessa certificação.

Veja mais detalhes sobre essa questão:

Diante da situação apresentada, você, como encarregado de acompanhar os processos de responsabilidade social, precisa elaborar um relatório para os gestores. Para tanto, responda:

Qual é a classificação de cada uma das 4 medidas adotadas, conforme as características da norma SA 8000 e as diretrizes da responsabilidade social? Explique o porquê de cada classificação de acordo com os requisitos da norma SA 8000.

Soluções para a tarefa

Respondido por resousa59
5

Resposta:

Padrão de resposta esperado

A classificação é:

1. Trabalho Infantil.

2. Remuneração.

3. Discriminação.

4. Saúde.  

A primeira medida (A empresa compromete-se a não utilizar nem apoiar qualquer forma de trabalho para menores de 16 anos), refere-se ao IV Requisito, Critério 1.1: "A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil. A Constituição Federal, em seu artigo 7º, proíbe no Brasil o trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos".

Já a segunda (Foi realizada uma pesquisa salarial de cargos e de salários, sendo que as necessidades básicas dos colaboradores foram avaliadas pela composição da Cesta Básica do SESI e pela pesquisa de preços na região) pertence ao VIII Requisito, em seu Critério 8, que estabelece que “A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou da indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os salários devem ser suficientes para atender às necessidades básicas do pessoal e proporcionar alguma renda extra”.

A terceira (A empresa não admite qualquer forma de assédio moral e sexual contra nenhum colaborador), refere-se ao V Requisito, que trata sobre discriminação, em seu Critério 5.3: “A organização não deve permitir qualquer comportamento que seja ameaçador, abusivo, explorador ou sexualmente coercitivo, incluindo-se gestos, linguagem e contato físico, no local de trabalho e em todas as residências e propriedades fornecidas pela organização, quer sejam próprias, arrendadas ou alugadas por um fornecedor de serviço”.

Por fim, a quarta medida (A empresa inseriu como iniciativa junto aos colaboradores e seus familiares, a oportunidade de se submeterem a exames gerais de saúde na empresa, de forma periódica e sem custo), é fundamentada no III Requisito da norma, no Critério 3.1, que diz que: “A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir potenciais incidentes à saúde e segurança e lesões ocupacionais ou doença que surjam do, estejam associados com ou que ocorram no curso do trabalho. Deve minimizar ou eliminar, tanto quanto seja razoavelmente praticável, as causas de todos os perigos inerentes ao ambiente do local de trabalho, tendo-se em mente o conhecimento reconhecido sobre saúde e segurança do setor industrial e de quaisquer perigos específicos”.

Com essa medida, a empresa garante um acompanhamento da saúde do seu colaborador e junto agrega uma ação voltada para a comunidade atendendo também às diretrizes de impactos da responsabilidade social, referente aos impactos das ações organizacionais na sociedade.

Explicação:

Respondido por brunobl216
2

Resposta:

1- Trabalho infantil, de acordo com IV Requisito, Critério 1.1: "A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil.

2-Remuneração,  VIII Requisito, critério 8: “A organização deve respeitar o direito do pessoal a um salário de subsistência e assegurar que os salários pagos por uma semana normal de trabalho devam sempre satisfazer a pelo menos os padrões mínimos legais ou da indústria, ou ao acordo de negociação coletiva (quando aplicável). Os salários devem ser suficientes para atender às necessidades básicas do pessoal e proporcionar alguma renda extra”.

3-Discriminação,  refere-se ao V Requisito, que trata sobre discriminação, em seu Critério 5.3: “A organização não deve permitir qualquer comportamento que seja ameaçador, abusivo, explorador ou sexualmente coercitivo, incluindo-se gestos, linguagem e contato físico, no local de trabalho e em todas as residências e propriedades fornecidas pela organização, quer sejam próprias, arrendadas ou alugadas por um fornecedor de serviço”.

4-Saúde, fundamentada no III Requisito da norma, no Critério 3.1, que diz que: “A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e deve tomar medidas eficazes para prevenir potenciais incidentes à saúde e segurança e lesões ocupacionais ou doença que surjam do, estejam associados com ou que ocorram no curso do trabalho.

Perguntas interessantes