A respiração é o fenômeno vital pelo qual os seres vivos extraem a energia química armazenada nos alimentos e produzem energia que utilizam nos seus diversos processos metabólicos. Assim cada ser vivo tem um tipo de respiração. Sendo assim é possível afirmar que: a minhoca (anelídeo), o tubarão (peixe), a barata (inseto) e a gato ( mamíferos) fazem respectivamente: respiração cutânea, respiração branquial, respiração traqueal, respiração pulmonar. respiração pulmonar, respiração cutânea, respiração branquial, respiração traqueal. respiração branquial, respiração cutânea, respiração pulmonar, respiração traqueal. respiração traqueal, respiração cutânea, respiração pulmonar, respiração branquial. respiração pulmonar, respiração branquial, respiração traqueal, respiração cutânea.
Soluções para a tarefa
A respiração é para gente conseguir disponibilizar o oxigênio para os nossos tecidos pegando o CO2 que já foi utilizado pois quando tem as trocas gasosas a gente tem esse CO2 que é liberado na respiração celular, também com a água, com a finalidade de produzir energia para o nosso corpo.
Com base no texto, nós temos:
- a minhoca (anelídeo),
- o tubarão (peixe)
- a barata (inseto)
- gato (mamíferos)
que fazem respectivamente:
- respiração cutânea (a minhoca)
- respiração branquial (o tubarão)
- respiração traqueal (a barata)
- respiração pulmonar (o gato)
(Explicação:)
Na cutânea, nós temos a respiração direta muito comum nas minhocas. O O2 entra e o CO2 sai por difusão o que faz com que nós não precisaríamos de pigmentos respiratórios pois temos uma diferença de concentração dos gases do meio externo para o meio interno.
A brânquia, ela tem várias dobrinhas assim aumentando a superficie de troca então a água circula, o O2 entra e o CO2 sai e é eliminado. Como os tubarões não são peixes ósseos, eles não tem opérculos o que significa que as fendas não são protegidas.
A traqueia ela é muito comuns em insetos, nós temos uma parede externa do corpo do animal, tem os epiráculos que são orifícios onde os gases conseguem entrar e sair e quando ele entra, ele consegue entrar para a traqueia que é um sistema de canais. Ela vai ter ramificações que vão levar oxigênio aos tecidos.
No pulmão nós temos uma região com uma grande rede de bronquíolos então quando temos a traqueia, ela se ramifica em primário, secundário e terciário e vários alvéolos onde ocorre a hematose. Nós temos também o diafragama que ajuta o movimento respirátorio fazendo com que o pulmão contraia e o ar seja expirado.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.