A respeito do pensamento de Santo Agostinho, é CORRETO afirmar que: *
1 ponto
e) Sua filosofia se resume a uma releitura das obras de Aristóteles, desprezando o pensamento de Platão.
d) Na sua reflexão sobre a formação humana, não leva em conta o processo da revelação.
c) Na obra De Magistro, considera o mestre exterior mais importante que o mestre interior.
a) Como representante da patrística, considera que a fé precede a razão no processo de conhecimento.
b) Como representante da escolástica, considera que a razão precede a fé no processo de conhecimento.
Considerando as reflexões de Santo Agostinho sobre o livre-arbítrio, assinale a alternativa CORRETA: *
1 ponto
e) Ser livre independe da iluminação divina e o intelecto humano é suficiente para se autodeterminar.
a) Ser livre é deliberar com autonomia, respeitando as leis humanas que são a expressão fiel das leis divinas.
c) A vontade não governa o homem e a fé é suficiente para assegurar o livre-arbítrio.
d) O livre-arbítrio deve orientar-se segundo a razão divina, ou seja, de acordo com os preceitos da lei eterna, o que não se faz sem que o homem mergulhe em si mesmo para se conhecer.
b) Ser livre é um ato de fé, a razão não desempenha papel fundamental no exercício do livre-arbítrio.
Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade: *
1 ponto
a) pelo método alegórico aplicado à interpretação da Bíblia.
b) pela recordação da alma que estava junto a Deus.
c) apenas pela fé em Deus.
d) pelos sentidos e pelo intelecto.
e) pela iluminação divina.
Tomando por base o pensamento de Tomás de Aquino, é CORRETO afirmar que: *
1 ponto
a) Como representante da patrística, considerou a razão subordinada à fé.
b) Como representante da escolástica, considerou a fé subordinada à razão.
c) Sua doutrina atribui papel fundamental à razão no exercício da fé.
d) O conhecimento é ato exclusivo da razão.
e) O conhecimento é ato exclusivo da fé.
A partir da filosofia de Tomás de Aquino, assinale a opção CORRETA: *
1 ponto
a) O ato moral de escolha do bem e de repúdio do mal consiste num exercício de fé, pois a razão não seria capaz de tal discernimento.
b) A lei natural é irracional, fruto da atividade contemplativa, insuficiente para regular a conduta humana.
c) A liberdade é conquista da fé, podendo ser negligenciada pela razão nas diversas situações éticas.
d) O governo de si para o homem será guiar-se por princípios puramente reflexivos, sem considerar a experiência prática.
e) A atividade ética consiste em, por meio da razão prática, discernir o mal do bem e executar o escolhido mediante a vontade.
Com relação às características do protestantismo assinale a alternativa INCORRETA: *
1 ponto
a) Quebra na unidade religiosa européia.
b) Reconhecimento do trabalho como graça divina.
c) Acessibilidade ao texto bíblico.
d) Valorização da comunicação direta entre o indivíduo e Deus.
e) As Obras são a chave para a salvação e não a fé.
A Ética do Humanismo, além dos temas cristãos, herdados da Idade Média, o humanismo incorporou decisivamente outros elementos, que foram: *
1 ponto
a) os elementos da cultura persa.
b) os elementos da cultura clássica, grega e romana.
c) os fundamentos teológicos dos heréticos, como os de Marcião.
d) as estruturas do pensamento de Confúcio.
e) as estruturas do pensamento de Buda.
Do ponto de vista dos empiristas, bem como de David Hume: *
1 ponto
a) não existem ideias inatas.
b) não existem ideias abstratas.
c) não existem ideias a posteriori.
d) não existem ideias formadas pela experiência.
A Ética em Hume funda-se nas emoções e paixões humanas. Assim, assinale a alternativa que NÃO condiz com seu pensamento: *
1 ponto
a) A moral, portanto, funda-se nos sentimentos humanos.
b) O seres humanos possuem as mesmas paixões, mas com intensidades diferentes.
c) As paixões são o motor de nossas ações (determinismo).
d) As paixões e a vontade são frutos da natureza humana e portanto, característicos da razão.
e) “A moralidade é mais propriamente sentida que julgada”.
Soluções para a tarefa
1. O pensamento de Santo Agostinho:
a) Como representante da patrística, considera que a fé precede a razão no processo de conhecimento.
A patrística representa o período dos primeiros padres que fizeram a síntese entre o pensamento grego, principalmente de Platão e a fé cristã. Santo Agostinho é considerado o primeiro filósofo da antiguidade a problematizar e teorizar sobre a interioridade humana.
E para Santo Agostinho, o anseio de estar unido à Suprema Bondade incita o homem a procurar o caminho para a redenção do mal. Este caminho é revelado pela fé e dado a conhecer pela razão.
2. Santo Agostinho sobre o livre-arbítrio:
d) O livre-arbítrio deve orientar-se segundo a razão divina, ou seja, de acordo com os preceitos da lei eterna, o que não se faz sem que o homem mergulhe em si mesmo para se conhecer.
Para Santo Agostinho não basta apenas ter fé, é necessário saber sobre o que se acredita. Assim, o livre-arbítrio do homem se encontra na autocondução da vida e na possibilidade de fazer e não fazer, o mal ou o bem.
3. Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade:
e) pela iluminação divina.
Para Santo Agostinho, embora a fé seja condição primeira do conhecimento da verdade, visto que entende o conhecimento humano dividido em três níveis: conhecimento sensível, sensação e razão.
Entretanto, Agostinho coloca um quarto grau: a verdade, que é Deus, foge ao alcance da razão humana. Essa só contemplamos mediante a ajuda da graça divina.
4. O pensamento de Tomás de Aquino:
c) Sua doutrina atribui papel fundamental à razão no exercício da fé.
Para São Tomás de Aquino, cabe à razão ordenar e classificar o mundo. Assim, é a razão o instrumento para demonstrar e ordenar os mistérios revelados pela fé e para se aproximar de Deus.
5. A filosofia de Tomás de Aquino:
e) A atividade ética consiste em, por meio da razão prática, discernir o mal do bem e executar o escolhido mediante a vontade.
A ética em São Tomás de Aquino é a ética das virtudes Aristotélica. Assim, as virtudes aperfeiçoam o ser humano, a fim de que este siga devidamente suas inclinações naturais à felicidade o que implica em uma vida virtuosa.
6. Características do protestantismo é INCORRETO:
e) As Obras são a chave para a salvação e não a fé.
Uma das principais características do protestantismo é que sua doutrina está fundamentada na ideia que a salvação vem somente pela fé.
7. Outros elementos incorporados pelo o humanismo:
b) os elementos da cultura clássica, grega e romana.
O Humanismo incorporou diversos elementos da cultura clássica: filosofia, retórica, matemática e inclusive as línguas grega e latim, que tiveram grande impacto nas obras de arte e no pensamento político.
8. Do ponto de vista dos empiristas e David Hume:
a) não existem ideias inatas.
Para os empiristas e Hume, não existem ideias inatas porque as ideias sucedem-se às impressões, isto é, todas as nossas ideias derivam de uma impressão sensível.
9. A alternativa que NÃO condiz com pensamento da Ética em Hume:
d) As paixões e a vontade são frutos da natureza humana e portanto, característicos da razão.
Para Hume, a razão por si só nunca pode impedir ou produzir qualquer ação, pois nossas ações se baseiam em sentimentos que são sentidos pelo que ele chama de “senso moral”. Assim, a ação é influenciada originariamente pelas paixões e, mais especificamente, pela expectativa de sentir dor ou prazer.
Bons estudos!